Museu da Comunidade Concelhia da Batalha vence Prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha venceu este sábado o Prémio Kenneth Hudson, atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus […]

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha venceu este sábado o Prémio Kenneth Hudson, atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum – EMF), de cujo júri faz parte José Gameiro, diretor do Museu de Portimão.

Por seu lado, o mesmo júri escolheu ainda os finalistas do Prémio Museu Europeu do Ano (o EMYA ou European Museum of the Year). O vencedor foi também anunciado este sábado em Tongeren, na Bélgica, no último dia da Assembleia Geral da organização, que coincide com o Dia Internacional dos Museus. Trata-se do Museu Riverside de Glasgow, na Escócia.

O Museu de Arte de Riga, o Museu de San Telmo em San Sebastian, Espanha, e o Museu Gobustan, no Azerbaijão, foram distinguidos com menções honrosas.

Museu Riverside de Glasgow

O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos, que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.

Na área da museologia, este galardão é o principal e o mais antigo dos atribuídos pelo EMF, e também o mais prestigiado na Europa. Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência no setor museológico europeu e de promover processos inovadores no setor.

O Presidente da República já congratulou o museu da Batalha pelo Prémio Kenneth Hudson, salientando que este «demonstra o reconhecimento internacional alcançado pelo trabalho que o Museu da Batalha realiza em prol da preservação e divulgação da nossa cultura, contribuindo para tornar acessível a todos os cidadãos a história e a pré-história do concelho».

O Museu de Portimão foi o vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2010 do Conselho da Europa atribuído por recomendação do European Museum Forum (EMF). Também venceu, em 2011, a primeira edição do DASA – Prémio do Mundo do Trabalho, atribuído em Dortmund (Alemanha), distinguido como o melhor na área dos museus ligados ao trabalho. Daí que o seu diretor, José Gameiro, tenha sido convidado para integrar o júri dos prémios do Fórum Europeu dos Museus.

Comentários

pub