Portugal nunca registou tornado como o de Oklahoma, diz o IPMA

Em Portugal, nunca foi registado um tornado com um nível igual ao que ocorreu ontem na cidade de Moore, localizada […]

Em Portugal, nunca foi registado um tornado com um nível igual ao que ocorreu ontem na cidade de Moore, localizada na área metropolitana da cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, revelou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o IPMA, o tornado em Moore, provisoriamente classificado pelo Serviço meteorológico dos Estados Unidos da América (EUA) como um tornado de nível EF4 (segundo a escala de Fujita melhorada), produziu vento máximo instantâneo (rajada, 3s) entre 267 e 322 km/h.

Segundo o apuramento efetuado nos EUA, apenas cerca de 5% dos tornados ocorridos no país atingem uma intensidade de EF3 ou superior, sendo que apenas 0.1% atinge o patamar máximo, EF5, a que correspondem ventos máximos instantâneos superiores a 322 km/h.

Em território português, esclarece o IPMA, «a prevalência relativamente baixa deste tipo de fenómeno, associada à consequente dificuldade em dispor de séries com suficiente número de ocorrências devidamente verificadas, torna difícil a consolidação de uma estatística com significado».

No entanto, acrescenta aquele organismo, «é possível afirmar que em Portugal nunca foi devidamente verificada a ocorrência de um tornado de nível superior a EF3 e que a probabilidade de ocorrência deste tipo de fenómeno é substancialmente inferior à probabilidade registada em território norte americano».

Comentários

pub