Portimão recebe escala inaugural de cruzeiro de luxo, mas navio pode não entrar no porto

O «Europa 2», um navio de seis estrelas, da companhia Hapag-Lloyd Cruises, vai escalar Portimão, no dia 26, na sua […]

O «Europa 2», um navio de seis estrelas, da companhia Hapag-Lloyd Cruises, vai escalar Portimão, no dia 26, na sua viagem inaugural. Mas o mais provável é que o navio e os seus passageiros de luxo não possam entrar no porto.

O «Europa 2» deverá ter que ficar fundeado ao largo da barra do Arade, porque, como revelou ao Sul Informação uma fonte ligada à estrutura portuária, «os seus 225 metros de comprimento não permitem a sua entrada e acostagem», uma vez que o porto algarvio apenas consegue receber navios até 215 metros.

No entanto, a entrada do navio de cruzeiros acabadinho de estrear está dependente das condições climatéricas e do estado do mar nesse dia.

«Está a equacionar-se a possibilidade de colocar o navio Europa 2 ao cais. Esta situação só poderá ser confirmada mais em cima do acontecimento, porque depende em grande parte dos efeitos climatéricos/atmosféricos a ocorrer no dia da escala», acrescentou a mesma fonte portuária.

O luxuoso navio vai pernoitar no porto de Lisboa, dando início a uma nova viagem no dia seguinte com destino a Barcelona e escalas em Portimão, Málaga, Cartagena, Valência e Mahon.

O «Europa 2», que estará fundeado ao largo de Portimão entre as 8h00 e as 19h00 de dia 26 de maio, foi construído nos estaleiros STX Europe, em Saint Nazaire (França), tendo sido batizado no dia 10 de maio, em Hamburgo. é deste porto no Norte da Alemanha que parte para a viagem que o trará até Leixões, Lisboa e Portimão, passando, antes, por cidades como Amesterdão, Antuérpia, Honfleur, La Rochelle, Bordéus e Bilbao.

Com 225 metros de comprimento e 42 830 toneladas, o «Europa 2» tem capacidade pata 516 passageiros e 370 tripulantes. Uma relação que «garante a todos os que viajam a bordo um serviço de exclusividade e de relaxamento». A viagem inaugural do navio está completamente esgotada.

Wolfgang Flägel, diretor executivo da Hapag-Lloyd Cruises, salientou, na cerimónia de batismo do navio, que «este é um momento especial para a nossa companhia (…). Estou certo que o «Europa 2» irá subir a fasquia no setor de luxo com a sua interpretação moderna. Desejamos ao navio e à sua tripulação viagens seguras e passageiros entusiastas».

O «Europa 2» oferece o maior espaço por passageiro de qualquer navio de cruzeiros existente no mundo. O navio só tem suites com varandas e uma área mínima de 28 metros quadrados. Oito restaurantes e seis bares dedicam-se a servir a diversidade gastronómica e um grande spa e área de fitness dão espaço ao bem estar.

Ao longo do mês de maio preveem-se 12 escalas no porto de Portimão, num total de cerca 10.000 visitantes, entre passageiros e tripulantes.

Além do «Europa 2», estão previstas escalas inaugurais dos navios «Quest Adventure», «Artania» e FTI Berlin.

Quanto à Saga Cruises (Quest Adventure) e FTI Cruises (FTI Berlin), esta será a primeira vez que navios destas companhias fazem escala em Portimão, o que demonstra que este porto continua a atrair novos armadores.

Por outro lado, a companhia Thomson Cruises volta a operar no Porto de Portimão depois da última escala de há dois anos.

 

Veja aqui mais fotos do luxuoso «Europa 2».

 

Comentários

pub