Portimão promove passeio pela ligação do município à Via Algarviana

Um passeio pedestre pelo trajeto de ligação do município de Portimão à Via Algarviana, entre o Moinho da Rocha e […]

Um passeio pedestre pelo trajeto de ligação do município de Portimão à Via Algarviana, entre o Moinho da Rocha e a estação da CP da Mexilhoeira Grande, é a proposta para o próximo sábado, 11 de maio, no âmbito dos percursos que a Câmara Municipal de Portimão tem vindo a promover desde fevereiro, convidando à descoberta das belezas naturais do concelho.

O trajeto, com a extensão de 14 Km e uma duração superior a quatro horas, atravessa a freguesia rural da Mexilhoeira Grande de norte para sul, possibilitando a observação de uma grande diversidade de paisagens e habitats, entre matos, hortas, montados e pequenas aglomerações de casas, enquanto nos pontos altos os participantes terão um olhar privilegiado para a Serra de Monchique e para o casario de Alvor, junto ao mar.

Em termos de aves, poderão ser vistos os charnecos, com a sua cor azul, os abelharucos, com seu colorido, ou o pica-pau-malhado-grande, entre muitas outras espécies que fazem desta zona o seu habitat natural.

A Via Algarviana é um projeto da responsabilidade da associação ambientalista Almargem, de que a Câmara Municipal de Portimão é uma das entidades parceiras, e proporciona a travessia do Algarve a pé, permitindo aos caminhantes conhecerem o interior da região e o seu elevado potencial para este tipo de atividades.

O ponto de encontro para este passeio está marcado para a estação da CP da Mexilhoeira Grande, às 9h30, sendo os participantes transportados por autocarro da Câmara Municipal de Portimão até ao local de partida.

As inscrições, limitadas a 40 pessoas, são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas até à véspera do passeio, através do telefone 282 480 412 ou do email [email protected].

O último itinerário da série de percursos naturais propostos para o primeiro semestre deste ano terá lugar a 8 de junho pelas dunas de Alvor, estando as inscrições abertas uma semana antes.

Comentários

pub