Portimão apresenta a sua oferta educativa diversificada

A oferta educativa do município para o ano letivo 2013/2014 foi esta quarta-feira apresentada à comunidade local, numa sessão que […]

A oferta educativa do município para o ano letivo 2013/2014 foi esta quarta-feira apresentada à comunidade local, numa sessão que juntou no Museu de Portimão docentes, alunos, encarregados de educação e responsáveis por diversos organismos nas áreas do emprego e formação profissional.

Na ocasião, foi abordada a importância do processo de tomada de decisão à entrada para o ensino secundário, nomeadamente ao nível da informação disponível e na forma como os jovens e seus pais fazem opções tendo em vista uma carreira profissional.

«Este processo ganha maior importância quando uma licenciatura deixou de ser garantia de empregabilidade e numa altura em que existem muitas incertezas ao nível do futuro», considera a Câmara de Portimão, em nota de imprensa.

A oferta de cursos profissionais em Portimão para o próximo ano letivo é diversificada e inclui as áreas do turismo, saúde, artes, economia, direito, engenharia, educação física ou arquitetura, entre muitas outras.

Para estimular o mais cedo possível junto dos estudantes um processo contínuo de exploração das propostas existentes, foi implantado em todas as turmas do 8º ano de Portimão um programa de promoção da exploração vocacional, cujos resultados serão conhecidos daqui a um ano, e que é coordenado pelas equipas de intervenção socioeducativa da Câmara Municipal de Portimão que prestam apoio ao Ensino Básico, num projeto pioneiro a nível do Algarve.

O presidente da Câmara Manuel da Luz considera esta medida «muito importante, pois a noção do risco e a incerteza estão cada vez mais incorporadas no processo de formação dos jovens e, ou eles conseguem lidar com isso o melhor possível, ou estão destinados ao fracasso».

Comentários

pub