Percurso natural à descoberta das dunas de Alvor

Partir à descoberta das dunas de Alvor é a proposta da Câmara Municipal de Portimão para o próximo dia 8 […]

Partir à descoberta das dunas de Alvor é a proposta da Câmara Municipal de Portimão para o próximo dia 8 de junho, num itinerário com a extensão aproximada de 5 Km que terá início às 9h30 e percorrerá o sistema dunar que protege esta zona húmida de uma beleza única.

Partindo da vila piscatória de Alvor, uma língua de areia separa o agitado mar das águas calmas da laguna, enquanto na areia uma vegetação frágil, exposta às forças naturais (vento, correntes marítimas e insolação) desenvolve-se e garante a estabilidade da duna, criando condições para que várias espécies de animais possam aí habitar.

Entre a laguna e a duna desenvolve-se o sapal, habitat marcado pela salinidade e sujeito ao movimento das marés e cujo tom monótono esconde uma grande riqueza, visto que a sua produtividade biológica ultrapassa largamente a dos melhores campos agrícolas.

Neste local, muitas espécies de moluscos, crustáceos e peixes encontram alimento em abundância e refúgio nos primeiros estágios de desenvolvimento, ao mesmo tempo que durante todo o ano a presença de centenas de aves, representando dezenas de espécies, não é alheia à abundância de alimento aqui presente.

Nas dunas destaca-se a nidificação de andorinha-do-mar-anã e do borrelho-de-coleira-interrompida: a primeira chega em meados de Abril, deixando a Ria de Alvor durante o mês de Setembro; a segunda encontra-se na Ria de Alvor praticamente o ano todo, apresentando números mais elevados durante a passagem migratória primaveril e outonal.

O passeio terá uma duração aproximada de duas horas e meia e será guiado pela equipa de biólogos da Câmara Municipal de Portimão, que levará os participantes a descobrirem alguns dos segredos naturais existentes nas dunas de Alvor.

As inscrições, limitadas a 25 pessoas, são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas até à véspera, através do telefone 282 480 412 ou do email [email protected], devendo os participantes concentrar-se às 9h30 do dia do passeio, no estacionamento entre o porto de pesca e o Complexo Desportivo de Alvor.

Para celebrar a chegada do verão, realizar-se-á a 21 de junho próximo um passeio noturno pelas dunas de Alvor, cujos pormenores serão divulgados oportunamente.

Comentários

pub