Páscoa em março prejudicou ocupação hoteleira de abril

O facto de a Páscoa ter sido em março é apontado pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve […]

O facto de a Páscoa ter sido em março é apontado pela Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve para explicar a descida verificada na taxa de ocupação hoteleira em abril passado.

Com efeito, segundo os dados da AHETA, no mês passado a taxa de ocupação global média/quarto foi de 46,4%, um pouco abaixo do valor verificado em abril de 2012 (‑1,0p.p., ‑2,1%).

As maiores descidas, por nacionalidades, registaram-se nos mercados nacional (-2,2p.p.) e espanhol (‑2,1p.p.). As maiores subidas foram as dos mercados holandês e francês (+0,4p.p.) e do britânico (+0,2p.p.), mas não chegaram para compensar o decréscimo de portugueses e espanhóis.

As zonas de Tavira (+10,9p.p.) e Monte Gordo/VRSA (+3,4p.p.) apresentaram as maiores subidas, enquanto as principais descidas ocorreram em Portimão/Praia da Rocha (‑9.9p.p.) e Carvoeiro/Armação de Pêra (‑8,0p.p.). Albufeira, a principal zona do Algarve, sofreu uma quebra mínima de 0,8p.p.

A zona de Monte Gordo/VRSA foi mais uma vez a que registou a taxa de ocupação média mais elevada (58,1%), enquanto Lagos/Sagres registou a mais baixa, com 28,3%, ou seja, teve pouco mais de um quarto da sua capacidade hoteleira ocupada em abril.

Por categorias, a principal descida registou-se nos hotéis e aparthotéis de 4* (-5,1p.p.). Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* (+3,6p.p.) foram os que apresentaram a maior subida nas ocupações.

Por último, os dados da AHETA revelam ainda que os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* foram os que apresentaram a ocupação mais baixa (37,9%). Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* registaram a mais alta (51,2%).

Comentários

pub