Obra do Parque Verde do Rio Séqua vai começar em Tavira

A empreitada de construção do Parque Verde do Rio Séqua – Zona A, em Tavira, foi recentemente consignada à empresa […]

A empreitada de construção do Parque Verde do Rio Séqua – Zona A, em Tavira, foi recentemente consignada à empresa Vibeiras – Sociedade Comercial de Plantas SA, no valor de 544526,22 euros, marcando assim o início da obra.

A obra é a concretização do estudo e do projeto do Parque Verde do Rio Séqua, localizado na margem esquerda do Rio Séqua (ou Gilão), ao longo da Rua João Vaz Corte Real, em Tavira.

A empreitada inclui a construção de circuito de manutenção, percursos pedonais, pontos de encontro e estadia, ciclovia, lugares de estacionamento (100 lugares para veículos ligeiros, 4 para motorizados e 4 para pessoas com mobilidade reduzida) e espaços verdes.

Esta Zona A, que se estende desde a Ponte Ferroviária até à Rua Borda d’Água da Assêca, corresponde ao início do Parque, e estabelece, em simultâneo, a ligação com a estrutura de espaços abertos existentes na área urbana consolidada, e a continuidade da Estrutura Ecológica Urbana, contribuindo, assim, para a consolidação desta e para a interligação espaço urbano/espaço rural.

A abordagem adotada nesta empreitada dá continuidade à abordagem anteriormente assumida para todo o parque, onde predominam as linhas orgânicas, prevalecem os espaços permeáveis e valorizam-se os elementos naturais na “construção” dos espaços de lazer destinados a todas as classes etárias.

Está, igualmente, prevista uma área destinada à colocação do elemento escultórico evocativo do navegador tavirense João Vaz Corte Real, com 19 metros quadrados, definindo-se num ambiente de fácil leitura junto ao percurso pedonal e no enfiamento das Escadinhas de Bartolomeu Cid dos Santos, gravador de renome internacional que ofereceu o projeto à cidade de Tavira.

Prevê-se que os trabalhos tenham um prazo de execução de nove meses.

Por proposta do Executivo Municipal esta obra foi incluída nas Grandes Opções do Plano e no Orçamento Municipal de 2013, aprovadas na Assembleia Municipal no dia 21 de dezembro, tendo sido um dos projetos mais votados no TOP’2013 – Tavira com Orçamento Participativo.

O Município de Tavira candidatou este investimento ao QREN, nomeadamente ao PO Algarve 21, beneficiando de uma comparticipação de fundos comunitários no valor de 353.250,80 euros.

Comentários

pub