Município de Aljezur promove Programa de Ocupação de Tempos Livres

A Câmara Municipal de Aljezur promove o Programa de Ocupação de Tempos Livres (Protel), que, na sua vertente “Vida Ativa”, […]

A Câmara Municipal de Aljezur promove o Programa de Ocupação de Tempos Livres (Protel), que, na sua vertente “Vida Ativa”, se destina a promover a ocupação dos tempos livres dos jovens estudantes e dos reformados, podendo também ocupar outra população desempregada e não abrangida pelos programas e medidas de emprego.

O Protel pretende responder à necessidade concreta de ações para a inclusão e promoção de desenvolvimento social dos grupos socialmente mais vulneráveis, mas também oferecer uma ocupação saudável das férias escolares, orientada para os hábitos do voluntariado, a capacidade de intervenção e participação, pelo desempenho de atividades diversas na comunidade – limpeza de praias e jardins vigilância de parques e de praias, ações de sensibilização, apoio às atividades desportivas e culturais, aos Museus e Igrejas, aos turistas, etc.

O Protel conta com a parceria das Juntas de freguesia e de outros organismos e associações locais da sociedade civil, que recebem e enquadram os participantes e os acompanham no desenvolvimento do programa.

Para os reformados, o Protel desenvolve-se entre 13 de maio e 30 de setembro, e para os jovens estudantes, entre 1 de julho e 31 de agosto.

Os participantes têm direito a uma bolsa no valor de 2,50 euros por hora, podendo fazer até 4 horas por dia, entre 3 a 5 dias por semana.

O Município de Aljezur afirma que, «no âmbito da política de desenvolvimento social, está atento às necessidades da sua população em geral, e especificamente dos grupos sociais mais vulneráveis – os idosos, os desempregados, as crianças e os jovens. Estrategicamente são estes grupos que carecem de ações concretas e mobilizadoras para a inclusão e para uma vida mais saudável e ativa».

«A ocupação saudável do tempo livre da população é uma das estratégias para promover o desenvolvimento de competências sociais, cívicas, de responsabilidade ativa na vida local e de integração social», acrescenta a autarquia.

Comentários

pub