Mais de 5300 crianças de Portimão participaram no Projeto Escola Ativa 2012-2013

Um total de 5375 crianças do Pré-Escolar, 1º Ciclo de Portimão e 2º/3º Ciclo participaram ao longo do presente ano […]

Um total de 5375 crianças do Pré-Escolar, 1º Ciclo de Portimão e 2º/3º Ciclo participaram ao longo do presente ano letivo no Projeto Escola Ativa 2012-2013, criado e desenvolvido no âmbito do Programa Contra a Obesidade Infantil na Região do Algarve, através da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

Em articulação com a Direção Regional de Educação do Algarve e Administração Regional de Saúde do Algarve, a iniciativa envolve também as autarquias e os agrupamentos escolares da região, tendo por objetivo melhorar a qualidade e quantidade da atividade física e desportiva dos alunos.

Dessa forma, com recurso a estratégias cognitivo-comportamentais, é sensibilizada a comunidade educativa algarvia para a problemática de sedentarismo infantil, que na região afeta cerca de 30 por cento da população infantil entre os 7 e os 9 anos.

Em Portimão, o projeto tem decorrido com elevada adesão nos vários agrupamentos escolares, sendo dirigido aos alunos dos diversos níveis de ensino através de atividades interdisciplinares, nas quais a prática física funciona como veículo de ligação.

Culminando o ano escolar, a Área Desportiva da Praia da Rocha recebeu os alunos do 2º e 3º Ciclos no passado dia 25 de maio, para o Encontro de Encerramento da Escola Ativa 2012-2013, estando agendados para os próximos dias, sempre às 10h00, os seguintes encontros finais: 29 de maio – Encontro do Agrupamento Nuno Mergulhão, na EB 1 da Coca Maravilhas; 30 de maio – Encontro do Agrupamento Júdice Fialho, na EB 1 da Pedra Mourinha; 3 de junho – Encontro do Agrupamento Poeta António Aleixo, na EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco; 4 de junho – Encontro do Agrupamento da Bemposta (escolas de Alvor), no Estádio da Restinga; 6 de junho – Encontro do Agrupamento da Bemposta (escolas da Mexilhoeira Grande), no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande.

Este ano, foram convidados para apadrinhar os encontros a realizar em Portimão os atletas Miguel Nascimento (campeão nacional absoluto de natação e desportista da Portinado), Sofia Queiroz (basquetebolista do Portimonense e que integra a seleção nacional da modalidade) e Mariana Jacinto (campeã nacional de ginástica rítmica – arco, em representação Grupo Desportivo da EMARP).

Comentários

pub