Luísa Monteiro e a escrita criativa no Colégio Internacional de Vilamoura

Luísa Monteiro aceitou o desafio lançado pelo Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) para dinamizar, junto dos alunos desta escola de […]

Luísa Monteiro aceitou o desafio lançado pelo Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) para dinamizar, junto dos alunos desta escola de educação internacional, uma oficina sobre escrita criativa. «Ideias que ficam» – assim se chama o workshop que a escritora vai dinamizar no próximo dia 31 de maio.

A iniciativa insere-se num vasto programa destinado a homenagear aquele que foi durante 25 anos diretor pedagógico desta escola de educação internacional.

«Os dias intemporais de Renato Costa – o homem, o pensamento, a obra» serve de mote a um dia pleno de iniciativas que têm como objetivo comemorar a data em que o professor e investigador faria 53 anos (a 1 de junho).

A cerimónia terá início pelas 09h30, com a inauguração de um mural em sua homenagem, na presença das entidades oficiais, após a qual se dará início a um ciclo de 16 workshops dirigidos à comunidade escolar. Escrita criativa, animação da leitura, dança, ioga, matemática, cozinha de mercado, cozinha molecular, ilustração, criação plástica, cenografia e música são algumas das áreas envolvidas.

A escritora e investigadora promete também ela lançar um desafio aos alunos do CIV, uma vez que os melhores textos decorrentes deste exercício poderão vir a ser compilados numa publicação em homenagem a Renato Costa.

Luísa Monteiro encontra-se em pós-doutoramento, pelo Instituto de Estudos do Modernismo da Universidade Nova de Lisboa e CIAC, da Universidade do Algarve – bolsa FCT.

É doutorada em Filosofia Contemporânea, pela Universidade de Évora, e em Línguas e Literaturas Românicas Comparadas, pela Universidade Nova de Lisboa; tem um Mestrado em Teatro – Especialização em Encenação, pela Escola Superior de Teatro e Cinema; e uma Licenciatura em Ciências da Comunicação, pela Universidade Fernando Pessoa.

Foi jornalista durante 17 anos e tem, à data, 23 obras publicadas, entre ficção, drama e ensaio, e 34 produções cénicas como encenadora, para além de artigos científicos publicados em publicações da especialidade.

Comentários

pub