LPN promove workshop sobre «Campos de Alimentação para Aves Necrófagas»

O workshop “Campos de Alimentação para Aves Necrófagas” está a decorrer esta sexta-feira, dia 24 de maio, na Herdade dos […]

O workshop “Campos de Alimentação para Aves Necrófagas” está a decorrer esta sexta-feira, dia 24 de maio, na Herdade dos Lameirões, em Safara (Moura).

Trata-se de uma iniciativa promovida no âmbito do projeto LIFE “Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal” (de acrónimo Habitat Lince Abutre), cuja responsável é a LPN – Liga para a Proteção da Natureza.

Este workshop, que conta com o apoio da DRAP Alentejo, entidade gestora da Herdade dos Lameirões, pretende explicar o objetivo, funcionamento e vantagens da rede de campos de alimentação para aves necrófagas criada pelo projeto LIFE Habitat Lince Abutre no âmbito dos esforços para a conservação do abutre-preto ao nível regional, e terminará com uma visita ao Campo de Alimentação Comunitário para Aves Necrófagas localizado nesta herdade, onde será demonstrado um fornecimento pelo veterinário do projecto.

O workshop é de entrada livre e destina-se ao público em geral e, em particular, a todos os produtores pecuários das explorações fornecedoras desta rede de campos de alimentação, cujo papel é fundamental para o seu funcionamento.

O Projeto LIFE Habitat Lince Abutre, com duração de quatro anos (Janeiro de 2010 a Dezembro de 2013), está a ser implementado nas regiões de Mourão, Moura e Barrancos, do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão, nas áreas da Rede Natura 2000 aí existentes.

Com este projeto pretende-se contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência, alimentação e reprodução do lince-ibérico (Lynx pardinus) e do abutre-preto (Aegypius monachus) no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda um vasto conjunto de outras espécies ameaçadas.

Para tal foram estabelecidos protocolos de colaboração com agentes locais, nomeadamente proprietários, gestores, agricultores e caçadores, de modo a promover a conservação da paisagem natural que serve de habitat ao lince-ibérico e ao abutre-preto.

Pretende-se ainda sensibilizar e envolver a sociedade na conservação da Natureza e da Biodiversidade da região.

Para mais informações, visite o site do projecto em http://habitatlinceabutre.lpn.pt

Comentários

pub