LPN Algarve leva caminhantes cerro acima, cerro abaixo em Vaqueiros

Cerro acima, cerro abaixo, por entre azinheiras, sobreiros, pinheiros-mansos e estevas, cruzando ribeiras. Esta é a proposta do Núcleo do […]

Cerro acima, cerro abaixo, por entre azinheiras, sobreiros, pinheiros-mansos e estevas, cruzando ribeiras. Esta é a proposta do Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), para uma caminhada de 13 quilómetros na zona de Vaqueiros (Alcoutim), no próximo sábado, dia 1 de junho.

O percurso, sinuoso e com subidas e descidas, inclui uma passagem junto ao Parque Mineiro Cova dos Mouros, uma mina de cobre, ocupada entre o Calcolítico – Idade do Cobre – até aos romanos, mas agora votada ao abandono.

Nos vales, os cursos de água apresentam uma vegetação ripícola luxuriante, onde se escondem cobras-de-água, cágados, rãs, pequenos peixes e uma grande variedade de insetos.

As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas até às 12h00 de 30 de maio, para o email [email protected] , indicando nome, data de nascimento, nº de BI ou Passaporte, para efeitos de seguro obrigatório.

Quem quiser almoçar num pequeno restaurante em Vaqueiros, o repasto custa 8, euros e inclui entradas (pão, azeitonas, enchidos, queijo), prato principal (mista de carnes), sobremesa (fruta da época) e bebida. É preciso reservar o almoço no momento da inscrição para o passeio.

O ponto de encontro está marcado para as 9h30 junto à escola primária de Vaqueiros

Comentários

pub