Lagoa não candidatou nenhuma praia à Bandeira Azul por discordar dos critérios

Lagoa não candidatou nenhuma das suas praias à Bandeira Azul, mas a Câmara Municipal garante que o concelho «dispõe de […]

Lagoa não candidatou nenhuma das suas praias à Bandeira Azul, mas a Câmara Municipal garante que o concelho «dispõe de muitas praias com elevada qualidade e segurança».

A autarquia salienta, em nota de imprensa, que «não candidatou nenhuma das suas 36 praias com excecionais condições de frequência, por discordar dos critérios limitativos para a candidatura das praias de falésia, situação que também ocorreu nas candidaturas de 2012 e que a Associação da Bandeira Azul mantém».

«O concelho de Lagoa dispõe de belas praias de arriba, selvagens, urbanas e de rio cuja frequência por parte dos veraneantes cresce todos os anos, graças à sua localização, envolvência natural, apoios de praia com qualidade, limpeza dos areais, temperatura das águas de banho, facilidade de transportes e de estacionamento e segurança. Muitas das praias de Lagoa são concessionadas», acrescenta a Câmara lagoense.

José Inácio Marques Eduardo, presidente da autarquia, garante que «a qualidade da água de mar, assim como os areais, são ótimos» e lembra que, apesar do concelho de Lagoa não ter tido nenhuma praia com “bandeira azul” em 2012, «o número de visitantes foi muitíssimo elevado, o que atesta o interesse dos veraneantes pelas praias do concelho, especialmente por reconheceram que as águas balneares são de excelente qualidade, assim como os areais limpos e bem tratados e que não são perigosas, desde que os utentes não facilitem no que respeita à sua própria segurança».

A autarquia acrescenta que Lagoa «dispõe de praias que – para além de já terem obtido a “bandeira azul” – têm sido classificadas como “praias acessíveis” e algumas distinguidas com o galardão “qualidade ouro”».

Mais recentemente, a Câmara de Lagoa candidatou «oito das suas praias às “7 maravilhas de 2012 – Praias de Portugal”, sendo que as praias da Marinha e Estaquinha foram pré-finalistas».

No Algarve, além de Lagoa, apenas o concelho de Castro Marim não candidatou também nenhuma praia à Bandeira Azul.

Comentários

pub