Atletas do KCCA bem classificados em mais uma prova do Campeonato Nacional de Mar

A dupla Frederico Libório e Miguel Ferreira, na categoria SS2 sénior (surfski duplo), e Belén Acuña, em SS1 veterano-A , […]

A dupla Frederico Libório e Miguel Ferreira, na categoria SS2 sénior (surfski duplo), e Belén Acuña, em SS1 veterano-A , alcançaram o 2º lugar nas suas categorias na 3ª prova do Campeonato Nacional de Mar, disputada em Setúbal, no sábado, tendo sido os atletas do Kayak Clube Castores do Arade (KCCA) mais bem classificados.

Em SS1 (singular) a atleta da categoria sénior feminina Ana Bebiano foi 3ª classificada, Nuno Silva foi 4º classificado em sénior masculino.

Na classificação coletiva, o KCCA alcançou o 5º lugar entre 12 clubes que participaram na prova.

Com estes resultados e quando faltam disputar apenas duas provas para o fim do Campeonato Nacional de Mar, a atleta Ana Bebiano manteve o 2ª lugar no ranking nacional, assim como Belén Acunã e a tripulação Frederico Libório e Miguel Ferreira. O atleta Nuno Silva manteve o 5º lugar na sua categoria.

A regata “Trófeu Cidade de Cidade”, que foi a 3ª prova do Campeonato Nacional de Mar, disputou-se no sábado, 18 de maio, numa organização conjunta Câmara Municipal de Setúbal e do Clube de Canoagem de Setúbal.

O percurso teve 15 quilómetros com início no Parque Urbano e viragem na Pedra da Anicha, em frente à praia do Portinho da Arrábida.

A próxima prova do campeonato realiza-se no feriado nacional de 10 de junho, num percurso de 23 quilómetros com início em Vila Nova de Milfontes e chegada na praia da Zambujeira do Mar.

A canoagem de mar, onde são utilizados surfskis, é uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa.

Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Hawaii, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa, ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing.

Este ano realiza-se a 1ª edição do Campeonato do Mundo de Ocean Racing, sob tutela da Federação Internacional de Canoagem (ICF), nos dias 12 a 14 de julho, num percurso de Esposende – praia de Ofir – até Vila do Conde – praia da Azurara.

A prova realiza-se numa janela de três dias para conseguir garantir as melhores condições de vento para os atletas.

 

Comentários

pub