José Pacheco Pereira apresenta novo livro no Pátio de Letras

José Pacheco Pereira apresenta no sábado, 18 de maio, às 17h00, no Pátio de Letras, em Faro, a sua mais […]

José Pacheco Pereira apresenta no sábado, 18 de maio, às 17h00, no Pátio de Letras, em Faro, a sua mais recente obra “As Armas de Papel”, um livro que reflete sobre as publicações periódicas clandestinas e do exílio, ligadas a movimentos radicais de esquerda cultural política (1963-1974).

Para quem quiser conhecer a forma como se praticava oposição através da imprensa antes da Revolução de Abril, este trabalho de Pacheco Pereira é essencial, tendo em conta que muitas destas publicações estariam condenadas ao esquecimento total, se não fosse o seu apurado papel de recolha e preservação.

“As Armas de Papel”, ed. Temas e Debates, é enriquecido por ilustrações de cada publicação, permitindo ao leitor não apenas realizar uma pequena viagem por esse período fértil do apelo à revolta armada, mas também ver com os seus próprios olhos a estrutura, a linguagem utilizada, os tópicos mais acesos de discussão. É sem dúvida um importante contributo para a história da imprensa em Portugal.

 

Sobre o autor

José Pacheco Pereira nasceu no Porto, em 1949. Envolveu-se em movimentos de oposição ao regime fascista, e fundou no Norte do país o PCP.

Em 1987 foi eleito deputado como independente nas listas do PSD, partido ao qual se juntou formalmente em 1988.

É cronista do jornal Público e da revista Sábado e comentador político de televisão.

É autor de várias obras, como da “Biografia Política de Álvaro Cunhal” e “O Prisioneiro”. É atualmente docente do ISCTE.

Comentários

pub