Jorge Montenegro “petiscou” no Restaurante Alpendre

O argentino Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas) venceu este sábado, em Vila Nova de Cacela, o XXIII Troféu do Restaurante Alpendre, […]

O argentino Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas) venceu este sábado, em Vila Nova de Cacela, o XXIII Troféu do Restaurante Alpendre, primeira corrida da Taça de Portugal O Jogo de Elite e Sub-23, batendo ao sprint dois homens da Efapel-Glassdrive, Filipe Cardoso e Marco Cunha, segundo e terceiro, respetivamente.

Frederico Figueiredo (Liberty Seguros/Feira/KTM) foi o melhor sub-23.

A corrida de 150 quilómetros foi movimentada do primeiro ao último quilómetro, destacando-se o esforço dos homens do Louletano-Dunas Douradas.

Inicialmente foi Micael Isidoro que liderou o primeiro grupo de fugitivos e que insistiu, em solitário, quando esse grupo foi alcançado. Nos últimos 30 quilómetros, após o pelotão absorver Isidoro, foi a vez de outro ciclista da formação de Loulé, Raul Alarcón, se ter isolado. A fuga do espanhol terminou a 300 metros da meta, altura em que os mais rápidos do pelotão se perfilaram para um sprint em grupo compacto.

Na luta mano-a-mano entre os velocistas, triunfou Jorge Montenegro, que concluiu os 150 quilómetros em 3h43m49s, à média de 39,943 km/h. “Sentia-me bem e a equipa protegeu-me. O Mika (Micael Isidoro) e o Raul fizeram um trabalho espectacular. Por isso, dedico esta vitória ao meu filho de 10 meses e, como não podia deixar de ser, a esta equipa fantástica, que funciona mesmo como equipa”, afirmou Jorge Montenegro no final da corrida.

Micael Isidoro viu premiada a tenacidade com o triunfo nas metas volantes e na montanha, ao passo que a Efapel-Glassdrive conseguiu o triunfo coletivo.

Nas contas da Taça de Portugal O Jogo, Jorge Montenegro comanda com 75 pontos, sendo seguido por Filipe Cardoso, com 65, e por Marco Cunha, com 60. Entre os sub-23, a liderança pertence a Frederico Figueiredo, com 75 pontos, que tem Nuno Meireles (Anicolor) a dez pontos de diferença e Hélder Ferreira (Maia/Bicicletas Andrade) a quinze.

Na véspera desta prova, em jeito de aperitivo para o arranque da Taça, o pelotão disputou o Challenge de Tavira, que homenageou o histórico dirigente do ciclismo tavirense Brito da Mana. A vitória sorriu, pelo segundo ano consecutivo, a André Mourato (LA Alumínios-Antarte). Amanhã corre-se o Challenge de Loulé, uma prova de 66 quilómetros, a disputar em circuito, no centro da cidade, a partir das 11h00.

Já a Taça de Portugal O Jogo de Elite e Sub-23 regressa apenas nos dias 15 e 16 de junho, com a realização da 13.ª Volta a Albergaria-a-Velha, em 2013 dividida em duas provas independentes. A primeira é um contrarrelógio de 9 quilómetros, entre Alquerubim e Albergaria. No dia seguinte, os corredores vão percorrer 155,7 quilómetros, com início e final em Albergaria-a-Velha.

 

CLASSIFICAÇÃO
Restaurante Alpendre – Vila Nova de Cacela, 150 km
1.º Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas), 3h43m49s (Média: 39,943 km/h)
2.º Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), mt
3.º Marco Cunha (Efapel-Glassdrive), mt
4.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda), mt
5.º Rafael Silva (LA Alumínios-Antarte), mt
6.º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), mt
7.º Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), mt
8.º Daniel Mestre (Carmim-Tavira), mt
9.º Antonio Olmo (Louletano-Dunas Douradas), mt
10.º César Fonte (Efapel-Glassdrive), mt

Comentários

pub