Coordenador do BE diz que Orçamento Retificativo é «faz de conta»

«Este Orçamento Retificativo é a fingir, um orçamento de faz de conta, porque, quer do ponto de vista das receitas, […]

«Este Orçamento Retificativo é a fingir, um orçamento de faz de conta, porque, quer do ponto de vista das receitas, quer das despesas, já está ultrapassado e não será executado», disse hoje, em Portimão, João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda.

O líder bloquista considerou ainda que, face ao Orçamento Retificativo hoje revelado pelo Governo, para que o Governo evite a derrapagem de execução orçamental e o défice das contas públicas, «muito maior do que está previsto neste orçamento retificativo», terá de fazer uma de duas coisas: «decidir-se pelo segundo resgate», ou antecipar o que admitiu fazer em 2014 e 2015, que é cortar nas pensões e nas reformas e taxá-las».

Um segundo resgate, acrescentou, será «mais violento, mais duro, significará mais cortes, mais privações para os portugueses».

João Semedo disse que o documento prejudica «sobretudo os funcionários públicos, porque aumenta o tempo de trabalho, reduz os seus salários, aumenta a contribuição da ADSE e leva ao despedimento de cerca de 30 mil funcionários públicos», mas constitui também uma «crueldade social», que «não cumprindo o acórdão do Tribunal Constitucional, torneia esse acórdão, porque mantém a taxa sobre o subsídio de doença e o subsídio de desemprego».

Referindo-se ainda às taxas de desemprego em Portugal hoje conhecidas, Semedo salientou em especial a taxa do desemprego jovem que, só no último mês, «aumentou 1%, passando de 41,5% para 42,5%». «E estes são jovens que, a manter-se esta política de austeridade, nunca hão-de encontrar emprego».

Daí que o coordenador do Bloco de Esquerda tenha apelado à participação nas manifestações anti-troika deste sábado, dia 1 de junho, e tenha anunciado a «solidariedade» desta força política na Greve Geral anunciada pela CGTP para 27 de junho, fazendo ainda votos que «conte também como o apoio da UGT».

João Semedo esteve esta sexta-feira ao fim da tarde em Portimão, com a deputada Cecília Honório, para participar na apresentação oficial da candidatura de João Vasconcelos à Câmara Municipal de Portimão, que decorreu na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Comentários

pub