Uma algarvia e duas alentejanas convocadas para Seleção Nacional de Estrada

A algarvia Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás – Elite) e as alentejanas Joana Patrício (Elite) e Ana Lopes […]

A algarvia Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás – Elite) e as alentejanas Joana Patrício (Elite) e Ana Lopes (ambas Ouribike/Ouriquense, mas última Júnior) são três das convocadas para a seleção feminina de estrada que participa no domingo no Campeonato de Álava, em Ozaeta, País Basco (Espanha).

Gabriel Mendes, selecionador nacional de femininas, apostou num misto de juventude e experiência, tendo ainda convocado outras corredoras de elite, como Ana Azenha (CC Bairrada) e Isabel Caetano (CSM Epinay), e ainda a júnior Marisa Santos (CDC Navais/Póvoa de Varzim) e a cadete Andreia Alves (ACD Milharado).

“Esta saída tem como objetivos imediatos proporcionar às atletas mais jovens alguma experiência competitiva internacional e a constituição de um grupo de trabalho em que a juventude e a experiência se devem complementar. Este não é um grupo fechado, pois outras atletas estão sob nossa observação e integrarão futuramente os trabalhos das seleções. O grupo de atletas convocado é heterógeno, com média de idades de 23 anos, dando-se oportunidade e incentivo às mais jovens e novas oportunidades às atletas mais experientes, as quais têm demonstrado o seu valor, caso da Isabel Caetano e da Irina Coelho”, afirma Gabriel Mendes.

Mas a rota competitiva da Seleção Nacional/Liberty Seguros passa, no próximo domingo, por outro local de Espanha. Assim, sete corredores de cross country olímpico (XCO) vão representar Portugal na Copa Catalana, prova internacional de classe 2, a disputar em Vall de Lord, Catalunha.

Para a segunda incursão da equipa de XCO por terras espanholas na presente temporada, o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário convocou o corredor de elite David Rosa (Liberty Seguros/E. Marques e Rosa/Movefree), o sub-23 Mário Costa (ASC-Bike Zone) e os juniores Ana Tomás (BTT Seia), Ana Inácio e João Cabral (SU Colarense/Ginásio Spald/SintraBike), João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade) e Bruno Machado (Seissa/ACR Roriz/Matias e Araújo/Frulact).

“Com esta saída pretendemos dar continuidade ao plano de evolução dos corredores juniores, que ganham experiência com as participações internacionais. Simultaneamente, damos agora início ao plano de preparação internacional para as provas da Taça do Mundo e para o grande objetivo da época, que é o Campeonato da Europa”, revela Pedro Vigário.

Comentários

pub