Faro vai ter um sistema público de bicicletas partilhadas

Faro vai ter um sistema de bicicletas partilhadas. Essa é pelo menos a intenção da Câmara Municipal da capital algarvia, […]

Faro vai ter um sistema de bicicletas partilhadas. Essa é pelo menos a intenção da Câmara Municipal da capital algarvia, que vai abrir um concurso público de concessão de espaços públicos para implementação e exploração de sistemas de bicicletas partilhadas, após proposta aprovada no dia 29 em Assembleia Municipal.

«Faro passará a contar com uma nova modalidade de transporte público, será um meio de mobilidade saudável e amiga do ambiente e com vantagens para a saúde dos utilizadores», salienta a autarquia em nota de imprensa.

O concurso será lançado para 20 estações, sendo que as primeiras oito deverão estar operacionais 120 dias após a assinatura do contrato, e as restantes 12 serão implementadas após o quinto ano do contrato.

Assim, as estações que arrancam no início do projeto localizam-se no Jardim Manuel Bivar, Estação da CP, Largo de São Francisco, Parque da Pontinha, Mercado Municipal, Campus da Penha, Parque das Figuras e Campus de Gambelas.

As restantes estações estão previstas para os complexos desportivos municipais, Liceu João de Deus, Escola Pinheiro e Rosa, Escola Neves Júnior, Montenegro, Praia de Faro (Entrada e Centro Náutico), rodoviária nacional, IPDJ PSP e Escola Joaquim Magalhães, Escola Tomás Cabreira, Hospital Central de Faro e Largo do Carmo.

O concurso possibilitará a exploração deste sistema por um período de 20 anos (renovável por mais cinco).

Os vencedores serão responsáveis pela colocação, sem quaisquer custos para o Município de Faro, de todo o equipamento necessário para disponibilização do serviço.

Será ainda da sua responsabilidade assumir todos os encargos respeitantes ao design, fabrico, aquisição, instalação, limpeza, manutenção, conservação, beneficiação, reparação, renovação e melhoria de todos os equipamentos instalados e obviamente, a gestão e exploração de todo o sistema de alugueres mediante o definido no clausulado do contrato.

A tabela de preços a aplicar no aluguer destas bicicletas partilhadas, porém, tem que ser aprovada previamente pela autarquia, sendo a atualização de preços feita anualmente tendo como referência o índice de preços no consumidor publicado pelo Instituto Nacional de Estatística. Os munícipes residentes em Faro serão beneficiados por um plano de descontos.

Além da fiscalização do serviço, o Município terá ainda o direito a um espaço publicitário previamente acordado para promoção de atividades institucionais e receberá anualmente o valor que o adjudicatário apresentar pelo conjunto de estações, sendo que o preço base da concessão será de 250 euros anuais, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.

O concurso será lançado para 20 estações, sendo que as primeiras oito deverão estar operacionais 120 dias após a assinatura do contrato, e as restantes 12 serão implementadas após o quinto ano do contrato.

«Faro tenta, assim, acompanhar as tendências de muitas cidades que têm beneficiado de um sistema de transporte público saudável e amigo do ambiente», sublinha a Câmara Municipal.

A concessão dos espaços públicos necessários ao desenvolvimento e implementação deste sistema de bicicletas partilhadas «demonstra a confiança que a autarquia deposita na dinâmica da sociedade civil para dinamizar e ser um parceiro no desenvolvimento do concelho», conclui.

Comentários

pub