Deolinda e John Pizzarelli são destaques em junho no Teatro Municipal de Portimão

Junho traz ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão as vozes de John Pizzarelli e de Ana Bacalhau (Deolinda), assim […]

Junho traz ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão as vozes de John Pizzarelli e de Ana Bacalhau (Deolinda), assim como o regresso do projeto Novos Atores, uma mostra de teatro desenvolvida em contexto escolar, onde serão apresentados os projetos artísticos de professores e alunos da cidade.

Depois de quatro anos a ocuparem os primeiros lugares dos tops de vendas e das distinções com dois Globos de Ouro, um Prémio Amália Rodrigues e um Songlines Music Award, os Deolinda regressam à estrada para apresentar o novo álbum “Mundo Pequenino”, com passagem por Portimão no dia 7 de junho, em concerto marcado para as 21h30, no Grande Auditório, e bilhetes a 15 euros para a plateia e 13 euros para o balcão.

No dia 29 de junho, o Grande Auditório recebe o músico americano de jazz John Pizzarelli, num concerto marcado para as 21h30 e com bilhetes ao preço de 14 euros, para a plateia, e 12 euros, para o balcão.

Com mais de 40 álbuns editados e apropriando-se de grandes nomes como Nat King Cole e Frank Sinatra e canções de autores como Sammy Cahn e Jimmy Van Heusen, Pizzarelli está entre os revivalistas do Great American Songbook, trazendo para sua obra o sabor cool jazz de uma brilhante performance na guitarra.

Por estes dias, o Café Concerto vai receber um workshop, a inauguração de uma exposição de ilustração e a apresentação de um livro: no sábado, 8 de Junho, os interessados em descobrir a filosofia macrobiótica podem participar no workshop de iniciação à cozinha macrobiótica com a Chefe Améli, entre as 10h30 e as 15h30.

No dia 9 de junho, no Café Concerto é inaugurada a exposição de ilustração “Sérgio Godinho e as 40 ilustrações”, onde será apresentado o livro com o mesmo nome.

A convite da editora abysmo, 40 ilustradores portugueses de várias gerações e diferentes estilos ilustraram canções de Sérgio Godinho e o resultado é um livro e uma exposição que assinalam os 40 anos de carreira do músico, cuja inauguração contará com a presença de Sérgio Godinho e está marcada para as 18h00.

 

Teatro escolar

 

A mostra de teatro escolar Novos Atores tem início no dia 31 de maio, com a peça “O Mundo da Rita” pela Oficina de Teatro da EB 2/3 D. Martinho Castelo Branco, do agrupamento ESPAA.

Resultado de uma criação coletiva sob orientação de Fátima Mártires, representa o universo da adolescência, os segredos, as dúvidas, as curiosidades, os receios e a magia da descoberta do corpo. A peça é apresentada em duas sessões: uma para escolas, às 15h00, e outra destinada a todos os públicos, às 21h30, na Black Box.

No dia 5 de junho, segue-se “Às Escuras” pel’O Teatro da Caverna, da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes: a partir do texto de Davey Anderson, com encenação de Alfredo Gomes e Nídia dos Santos, apresenta a história real de um jovem delinquente de Glasgow acusado de tentativa de homicídio, também em duas sessões, às 15h00 (escolas) e às 21h30 (todos os públicos), no Pequeno Auditório.

No dia seguinte, na Black Box, às 15h00 (escolas) e às 21h30 (todos os públicos), a Oficina de Expressão Dramática da EB 2/3 Dom Martinho Castelo Branco apresenta “Al-eixo”, uma criação coletiva sob orientação da professora Fátima Mártires.

Depois de terem sido selecionados pelo terceiro ano consecutivo como finalistas do “Panos – palcos novos, palavras novas” da Culturgest, os Sexta Insónia, Grupo de Expressão Dramática da EB 2/3 Eng.º Nuno Mergulhão, voltam a apresentar “Ester”, com encenação de Sandro W. Junqueira a partir do texto de Rui Catalão, que sobe ao palco do Pequeno Auditório no dia 12 de junho, às 15h00 (sessão para escolas) e às 21h30 (sessão para todos os públicos).

A fechar esta mostra de teatro escolar, no dia 14 de junho, pelas 22h00, no Café Concerto, os alunos dos cursos profissionais de teatro e de jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta apresentam “Barulhos”, com encenação de Mário Rui Filipe e direção musical de Pedro Rijo, uma espécie de café-teatro onde uma Big Band recria os loucos anos 20 do século passado através do jazz e da palavra.

Todas as peças da mostra Novos Atores são de entrada gratuita para escolas, mediante marcação prévia através da Oficina do Espectador do TEMPO, enquanto os bilhetes para as sessões destinadas aos restantes públicos custam 2 euros.

 

Rio à vista

Para junho, o Cinema às 6ªs reservou dois excelentes filmes: no dia 21, “Elena” de Andrey Zvyagintsev, vencedor do Prémio Especial do Júri no Festival de Cinema de Cannes 2011; e no dia 28 o premiado “O Polícia” de Nadav Lapid, vencedor do Prémio Especial do Júri no festival de Cinema de Locarno, e do Prémio de Melhor Filme, Melhor Argumento e Melhor Fotografia no Festival de Cinema de Jerusalém. Os filmes serão exibidos às 21h30, no Pequeno Auditório, com entradas a 3 euros.

Ainda para este mês há duas novidades: primeiro, sempre às quartas-feiras, entre as 18h00 às 21h00, o Café Concerto abre ao público no terraço para um fim de tarde com música e vista sobre a cidade e o rio Arade; depois, a oportunidade de visitar os espaços privados do TEMPO, através do projeto “Um espaço chamado Teatro”.

Pensada por Joana Melo e Inês Cardoso, nos dias 13, 19 e 27 junho, às 19h00, a iniciativa permitirá a um máximo de 25 pessoas ver o que habitualmente não se vê, andar onde habitualmente não se anda e pensar no que habitualmente não se pensa, tendo as visitas guiadas um preço de 3 euros e continuidade no mês de julho.

Todos os ingressos para os espetáculos da programação de junho podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, que funciona de terça a sábado, das 10h00 às 19h00, e em dias de atuação, das 10h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Comentários

pub