Ciclista do Louletano-Dunas Douradas foi 2º no primeiro dia do Troféu Cidade de Amarante

Jorge Montenegro, ciclista argentino da equipa algarvia Louletano-Dunas Douradas, foi este sábado o 2º classificado na primeira das duas provas […]

Jorge Montenegro, ciclista argentino da equipa algarvia Louletano-Dunas Douradas, foi este sábado o 2º classificado na primeira das duas provas do Troféu Cidade de Amarante. Henrique Casimiro, do Carmim-Tavira, fechou o top ten, em 10º.

Jorge Montenegro terminou a 24 segundos do vencedor, o espanhol Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa), que terminou isolado a ligação de 127,1 quilómetros entre Vila Meã e a sede do concelho de Amarante.

Os espanhóis da OFM-Quinta da Lixa continuam a dar que falar nos primeiros meses da época de 2013. Depois de Delio Fernández ter ascendido ao topo do ranking nacional, foi hoje a vez de Gustavo César Veloso puxar pelas suas credenciais para se impor na seletiva prova de Amarante, graças a um ataque já na fase final da corrida, que não deu hipótese aos adversários mais diretos.

Gustavo Veloso concluiu a prova em 3h34m16s, à média de 35,591 km/h, relegando o argentino Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas) e o espanhol Arkaitz Durán (Efapel-Glassdrive) para a segunda e terceira posições, respetivamente, ambos a 24 segundos.

A dureza do traçado, o vento forte e a forma atacante como a corrida foi encarada provocaram mossa e dizimaram o pelotão, que teve pouca paz, já que as fugas foram uma constante ao longo de toda a viagem.

Gustavo César Veloso foi claramente o mais forte e, além do triunfo individual, conquistou as classificações da montanha e das metas volantes, e deu um contributo decisivo para a vitória por equipas da OFM-Quinta da Lixa. Frederico Figueiredo (Liberty Seguros/Feira/KTM) foi o melhor sub-23 das equipas de clube.

O Troféu Cidade de Amarante distribui-se por dois dias, embora as jornadas tenham classificações separadas. A corrida de hoje tem duas etapas. A partir das 9h00 inicia-se um contrarrelógio individual de 8,3 quilómetros, na Ecopista de Amarante, ligando as antigas estações ferroviárias de Amarante e de Chapa.

Durante a tarde, a partir das 15h00, corre-se a segunda etapa deste domingo, um circuito de 3,4 quilómetros, com partida e chegada na Avenida General Silveira, que será coberto 20 vezes, totalizando 74 quilómetros.

 

CLASSIFICAÇÃO
VILA MEÃ – AMARANTE, 127,1 KM
1 Gustavo VELOSO (OFM-Quinta da Lixa), 3h34m16s
2 Jorge MONTENEGRO (Louletano-Dunas Douradas), a 24s
3 Arkaitz DURAN (Efapel-Glassdrive), mt
4 Daniel SILVA (Rádio Popular-Onda), a1m20s
5 David GUTIERREZ (Rádio Popular-Onda), a 1m30s
6 Edgar PINTO (LA Alumínios-Antarte), a 1m39s
7 Délio FERNANDEZ (OFM-Quinta da Lixa), a 2m43s
8 César FONTE (Efapel-Glassdrive), a 3m40s
9 Alejandro MARQUE (OFM-Quinta da Lixa), mt
10 Henrique CASIMIRO (Carmim-Tavaira), mt

Comentários

pub