Ciclismo: Taça de Portugal «O Jogo» começa no Algarve com Troféu Alpendre

A edição de 2013 da Taça de Portugal «O Jogo» para elite e sub-23 arranca, no próximo sábado, 25 de […]

A edição de 2013 da Taça de Portugal «O Jogo» para elite e sub-23 arranca, no próximo sábado, 25 de maio, no Algarve, com o XXIII Troféu Restaurante Alpendre.

O Troféu Restaurante Alpendre vai correr-se ao longo de 150 quilómetros, com partida, às 15h00, do estabelecimento que dá nome à prova, estando a chegada a Vila Nova de Cacela prevista para cerca das 18h30.

A Taça de Portugal «O Jogo» terá mais quatro corridas, havendo, em 2013, duas novidades, uma chegada em alto e um contrarrelógio individual.

Além da prova da Taça, o fim de semana de ciclismo algarvio conta com mais duas provas de estrada. Na sexta, às 18h00, inicia-se o IV Challenge Eng.º Brito da Mana, prova de 60 quilómetros que vai disputar-se no centro de Tavira.

No domingo, às 11h00, vão correr-se os 60 quilómetros do Challenge da Cidade de Loulé.

Num fim de semana repleto de eventos de cariz nacional, destacam-se ainda a Maratona de Vila do Conde, quarta prova da Taça de Portugal de Maratonas Sport Zone, o Open de BMX de Estarreja, os campeonatos nacionais de contrarrelógio para masters e paraciclistas e o Encontro Inter-Regional de Escolas de Viana do Castelo.

Ainda na vertente de estrada, o fim de semana ficará marcado pela atribuição dos títulos nacionais de contrarrelógio para as categorias de veteranos e para as classes de paraciclistas. A prova vai decorrer nas Manteigadas, Setúbal, na manhã de domingo. O primeiro ciclista parte às 10h00. Os masters A vão percorrer 21,6 quilómetros, os masters B têm pela frente 14,4, enquanto os masters C e os paraciclistas vão competir ao longo de 7,1 quilómetros.

No BTT, domingo acolhe a Maratona Internacional de Vila do Conde, quarta prova pontuável para a Taça de Portugal de Maratonas Sport Zone. Os homens vão percorrer 89 quilómetros, enquanto as participantes vão cumprir 67 mil metros.

O fim de semana será de festa em Estarreja, com a inauguração da pista local de BMX marcada para as 11h00 de domingo. Para assinalar o momento, meia hora depois, inicia-se o Open de Portugal de BMX/1.º Troféu Cidade de Estarreja. Na véspera, no mesmo local, realiza-se uma oficina de BMX, forma de dar a conhecer esta disciplina olímpica a todos os interessados. A Seleção Nacional/Liberty Seguros de BMX estará presente neste evento, em preparação para os próximos compromissos internacionais.

Os mais jovens praticantes nacionais também terão a agenda preenchida no domingo, dia em que, às 9h30, começa, no Campo do Castelo, Viana do Castelo, o Encontro Inter-Regional de Escolas/Prémio Viana do Castelo Município Saudável.

Comentários

pub