Chef Leonel Pereira dinamiza Workshop de Cozinha no Colégio Internacional de Vilamoura

«Vamos Criar» – assim se chama o workshop de cozinha que o Chef Leonel Pereira vai dinamizar no próximo dia […]

«Vamos Criar» – assim se chama o workshop de cozinha que o Chef Leonel Pereira vai dinamizar no próximo dia 31 de maio no Colégio Internacional de Vilamoura. A iniciativa insere-se num vasto programa destinado a homenagear Renato Costa, que foi durante 25 anos diretor pedagógico desta escola de educação internacional.

«Os dias intemporais de Renato Costa – o homem, o pensamento, a obra» serve de mote a um dia muito preenchido que comemora assim a data do seu nascimento (que ocorreria a 1 de junho).

A cerimónia terá início pelas 09h30, com a inauguração de um mural dedicado ao professor e investigador, na presença das entidades oficiais, após a qual se dará início a um ciclo de 16 workshops dirigidos à comunidade escolar, entre as quais se contam áreas tão variadas como Animação da leitura, escrita criativa, ilustração e criação plástica, cenografia, música, dança, ioga, matemática, cozinha de mercado e cozinha molecular.

A proposta do Chef Leonel Pereira para este dia consiste em mostrar aos alunos do ensino secundário como a criatividade pode ser um elemento fundamental na cozinha.

Partindo de produtos biológicos e mantendo o mesmo sabor original, o Chef apresentará um prato que respeita a filosofia do conceito de Cozinha Intemporal criado por Renato Costa, onde a tradição anda sempre de mãos dadas com a inovação. (“A cozinha intemporal estará sempre no meu coração: alcançar o máximo sabor com originalidade e sem perder a origem local”, disse um dia Renato Costa).

Leonel Pereira nasceu no Algarve e fez um trajeto brilhante na sua área. De entre as formações, conta-se a passagem pela Academia Alain Ducasse, Le Nôtre e Institute of Culinary Arts.

Diz-se um eterno aprendiz e experimentalista na evolução dos sabores. Ao longo do seu trabalho teve sempre presente a memória dos paladares da aldeia onde nasceu, em Martim Longo, Alcoutim.

Passou por hotéis como Atlantis Vilamoura, Hotel Quinta do Lago (Oriente Express) Niko Paris, Cipriani Veneza, Itália, e Alexandra Palace, na Suíça.

Abriu todos os Hotéis Pestana no Brasil, Carlton Alvor, Pousadas de Portugal e mais recentemente foi chef executivo do Hotel Sheraton Lisboa & SPA, onde desenvolveu um projeto profissional com o restaurante Panorama, no qual conquistou diversos prémios.

Encontra-se desde março no Restaurante S. Gabriel, na Quinta do Lago. É um momento de grande reflexão e aproximação às raízes, aos locais que tão bem conhece.

Comentários

pub