Câmara de Lagos aprova adesão do município à Rede Civitas

A adesão do Município de Lagos ao Programa Rede Civitas foi aprovada na Reunião de Câmara, que decorreu no dia […]

A adesão do Município de Lagos ao Programa Rede Civitas foi aprovada na Reunião de Câmara, que decorreu no dia 8 de maio, e tem como grande objetivo cimentar relações entre os municípios tendo em vista encontrar novas estratégias sustentáveis de mobilidade urbana que visem a melhoria da qualidade de vida das populações.

A rede Civitas é um programa promovido e financiado pela União Europeia composto por uma rede de cidades europeias com vista ao apoio à introdução de novas políticas de mobilidade urbana sustentável.

Destina-se a fomentar políticas para um “transporte mais limpo e melhor” na cidade, que contribua para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, nomeadamente através da redução da poluição gerada pelos transportes, a implementação de medidas de poupança de energia, o respeito pelo meio ambiente e a promoção de um estilo de vida menos dependente do automóvel.

Uma vez que o objeto e finalidade desta rede europeia versam sobre matérias de competência camarária, foi aprovada a adesão do Município a este programa, sendo que a FuturLagos será o interlocutor mais ativo nesta parceria, uma vez que, em grande parte, as matérias referentes a estes assuntos foram delegadas nesta empresa municipal.

Os objetivos do Civitas passam por: promover e implementar medidas de transporte urbano sustentáveis, limpas e energeticamente eficientes; implementar pacotes integrados de tecnologia e medidas “políticas” e criar massa crítica e mercados para a inovação.

Em termos de tipos de medidas abrangidas pelo programa Civitas, estas incluem combustíveis e veículos limpos, estratégias tarifadas integradas, modo de vida menos dependente do automóvel, transporte coletivo de passageiros, transporte urbano de mercadorias, entre outras.
A Câmara dará agora conhecimento desta adesão à Assembleia Municipal.

Comentários

pub