Cacela Velha revive ambiente das «Noites d’Encanto» em julho

Os sons, cheiros e cores do Mediterrâneo vão estar em destaque na vila histórica de Cacela Velha, entre os dias […]

Os sons, cheiros e cores do Mediterrâneo vão estar em destaque na vila histórica de Cacela Velha, entre os dias 18 e 21 de julho, na primeira edição das Noites de Encanto.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas continuam a refletir-se nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

Durante quatro dias, a cultura do Oriente irá também refletir-se nos múltiplos recantos de Cacela Velha, com coloridos mercados (souk), animação de rua, exposições e concertos diários, recriando a tolerância e a convivialidade que distinguiram a história do antigo al-Andalus.

Os finais de tarde irão também convidar à conversa, que versará sobre temas tão diferentes como «A poesia no Gharb al-Andaluz», os «Jogos e a convivialidade no al-Andaluz» e o «Algarve Medieval».

Paralelamente, haverá workshops diários de dança oriental, uma exposição sobre as tradições e instrumentos da música árabe, bem como uma mostra sobre as cerâmicas islâmicas de Cacela.

O roteiro musical inclui ainda espetáculos de música do Magrebe e Médio Oriente, com os grupos «Beth Nahrin» e «Ibn Misjan», que terão lugar no espaço do antigo cemitério de Cacela.

As Noites d’Encanto são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / CIIP, da Ibérica – eventos e espetáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip).

A entrada é livre, à exceção dos espetáculos musicais, que custarão cinco euros.

 

Porquê Cacela?

O Mediterrâneo e os territórios que em torno dele se organizam sempre tiveram a capacidade de atrair gentes de diferentes culturas e credos e a localização geográfica do Algarve – o antigo Gharb – sempre facilitou, desde a antiguidade, as trocas culturais e comerciais.

Cacela, importante núcleo urbano durante este período, foi um relevante ancoradouro integrado nesta densa rede de ligações, cujos barcos que ali aportavam, vindos do Levante, traziam novas modas, produtos e costumes.

Após a reconquista, ocorrida no século XIII, a essência da presença da população moura no sul do território continuou a refletir-se nos hábitos, costumes e paisagens, sendo ainda hoje possível observar marcas dessa época de esplendor.

 

Conheça aqui o programa completo.

 

 

Comentários

pub