Biblioteca Municipal de Loulé assinala 50º aniversário da morte de Aquilino Ribeiro

A Biblioteca Municipal de Loulé vai assinalar o 50º aniversário da morte de Aquilino Ribeiro, que se celebra a 27 […]

A Biblioteca Municipal de Loulé vai assinalar o 50º aniversário da morte de Aquilino Ribeiro, que se celebra a 27 de maio, com a exibição nesse mesmo dia, às 18h00, de um documentário sobre Aquilino Ribeiro.

Este documentário foi elaborado em 2010 pela Direção Geral de Cultura do Norte, integrado no projeto audiovisual “O Douro… Nos Caminhos da Literatura”.

Após a exibição do documentário seguir-se-á uma conferência sobre Aquilino Ribeiro, por Carina do Carmo, doutorada em Literatura Portuguesa, docente na Universidade do Algarve.

A entrada  é livre.

Aquilino Ribeiro é considerado por alguns como um dos romancistas mais fecundos da primeira metade do século XX. A sua linguagem caracteriza-se fundamentalmente por uma excecional riqueza lexicológica e pelo uso de construções frásicas de raiz popular, cheias de provincianismos.

Aquilino foi sobretudo um estilista e, por isso, a sua linguagem vernácula é arejada, frequentemente condimentada nos diálogos com expressões entre grotescas e satíricas.

Apesar de ter optado por uma literatura de tradição, Aquilino procurou ao longo da sua vida uma renovação contínua de temas e processos, tornando-se assim muito difícil sistematizar a temática da sua vastíssima obra.

Num número considerável de obras, Aquilino reflete, ainda que distorcidas pela imaginação, cenas da sua vida: o convívio com as gentes do campo, a educação ministrada pelos sacerdotes, as conspirações políticas, as fugas rocambolescas, os exílios.

Comentários

pub