Alcoutim: Saneamento básico e ligação ao sistema de água inaugurados na Barrada

A povoação da Barrada, da freguesia de Martim Longo, foi, no passado sábado, ligada ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de […]

A povoação da Barrada, da freguesia de Martim Longo, foi, no passado sábado, ligada ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de água do Algarve. A inauguração da conduta, que assinalou também a construção do saneamento básico e da ETAR nesta povoação, contou com a presença da administradora da Águas do Algarve, Isabel Soares.

A conduta, com 3500 metros, está ligada ao depósito de abastecimento de água da aldeia de Martim Longo, também construído pela autarquia alcouteneja, e está projetada para, posteriormente, permitir a ligação às povoações do Pessegueiro, Azinhal, Diogo Dias e Tremelgo, levando água de excelente qualidade a mais povoações do nordeste algarvio.

Nos últimos anos, a Barrada, a par de outras povoações, foi alvo de grandes investimentos, visando o aumento da qualidade de vida.

No total, foi investido mais de um milhão de euros, concretizados na rede de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, no novo reservatório de Martim Longo (que permitiu agora a ligação da Barrada à Águas do Algarve), na ETAR e finalmente na conduta de abastecimento de água.

Na sua intervenção, a administradora da Águas do Algarve salientou o facto do município de Alcoutim nunca ter tido qualquer dívida àquela empresa.

Por sua vez, o presidente da Câmara Francisco Amaral felicitou a população local pelo benefício e agradeceu ao vice-presidente José Carlos Pereira, as “dores de cabeça” que teve com estas obras.

O autarca salientou ainda a construção da plataforma de energia solar em Martim Longo, “que já está em fase adiantada da sua construção e vai trazer muito desenvolvimento a Alcoutim”, revelando que está previsto um segundo parque de energia solar perto da Barrada, “será um dos maiores da Europa, com 800 hectares e 200 milhões de euros de investimento”.

 

Comentários

pub