Albufeira debate bons exemplos de «Competitividade Territorial» em Portugal e Espanha

“Competitividade Territorial: Iniciativas Públicas de Promoção Empresarial” é o nome do seminário que o AGE- Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira […]

“Competitividade Territorial: Iniciativas Públicas de Promoção Empresarial” é o nome do seminário que o AGE- Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira vai realizar na manhã do dia 10 de maio, sexta-feira, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, naquela cidade.

Entre as 9h30 e as 13h00, os oradores convidados irão integrar dois painéis temáticos e um espaço para debate e troca de ideias.

“Empreendedorismo e Competitividade Territorial” e “Promoção Empresarial e Desenvolvimento Local” serão os temas em destaque, apresentados por meio de experiências regionais e locais já implementadas, que constituem exemplos de boas práticas a seguir por outros promotores e atores, públicos ou privados.

Serão partilhados casos de sucesso ao nível da constituição de parques industriais e empresariais; estratégias de desenvolvimento integradas; parcerias público-privadas; programas de ação territorial; gabinetes de apoio à captação de investimento; ou sistemas de incentivos locais para empresas.

Entre os vários palestrantes, destaque para a presença de António Oliveira das Neves, consultor e especialista em políticas públicas, responsável pela coordenação técnica do Plano Regional de Inovação do Algarve e com larga experiência na avaliação de programas e projetos de âmbito nacional e europeu.

Destaque ainda para os projetos regionais Algarve Acolhe, dedicado às áreas de acolhimento empresarial, e TASA – técnicas ancestrais, soluções atuais, uma abordagem inovadora e original ao artesanato algarvio.

A experiência de Palos de la Frontera constituirá outro exemplo a conhecer, pelo sucesso alcançado em torno do desenvolvimento agrícola associado à produção de morangos, sua comercialização e introdução de fatores de inovação através de parcerias com reputadas instituições universitárias.

Javier Crespo, responsável pela Agencia de Desarollo Local, virá a Albufeira apresentar este caso exemplar que traduz um dos concelhos com a taxa de desemprego mais baixa do país vizinho.

Já o Morinvest, de Montemor-o-Novo, é a prova de que os processos participativos geram grandes ideias e resultados. Este projeto resultante da Agenda 21 Local surgiu da ideia de um munícipe, que viabilizou a promoção conjunta dos estabelecimentos comerciais e industriais dessa localidade alentejana.

O seminário é dirigido, sobretudo, a técnicos da administração central, regional e local, empresários, estudantes universitários e a todos aqueles que manifestem interesse pelo tema.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias para [email protected] .

 

7 MAIO

9h30 I Sessão de Abertura

José Carlos Rolo I Município de Albufeira

David Santos I CCDR Algarve

Gilberto Viegas I D.R. Economia do Algarve

Carlos Silva e Sousa I Assembleia Municipal de Albufeira

10h00 I Sessão 1

EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE TERRITORIAL

Algarve Acolhe- Áreas de Acolhimento Empresarial

Alexandre Domingues I CCDR Algarve

Projeto TASA- Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais

Alice Pisco I CCDR Algarve

Empreendedorismo e valorização de recursos do território

A Oliveira das Neves I IESE- Instituto de Estudos Sociais e Económicos

11h30 I Sessão 2

PROMOÇÃO EMPRESARIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Cidade Empresarial de Paços de Ferreira

Rui Coutinho I PFR Invest

MorInvest

Hortênsia Menino I Município de Montemor-o-Novo

Zona Industrial da Feiteirinha

Paulo Oliveira I Município de Aljezur

Parque Industrial Palos de la Frontera

Javier Crespo I Agencia de Desarrollo Local – Palos de la Frontera

 

12h45 I Debate e Sessão de Encerramento

Comentários

pub