A fragata «Hermenegildo Capelo» chegou esta manhã ao seu último porto

A fragata “Hermenegildo Capelo”, penúltimo dos quatro antigos navios de guerra da Armada Portuguesa que integrarão o Parque Subaquático Ocean […]

A fragata “Hermenegildo Capelo”, penúltimo dos quatro antigos navios de guerra da Armada Portuguesa que integrarão o Parque Subaquático Ocean Revival, chegou esta manhã ao porto de Portimão, onde ficará até 15 de junho, data do seu afundamento ao largo de Alvor.

Eram 11h51 minutos quando a fragata, puxada por um rebocador que a trouxe desde o estuário do Tejo, entrou na barra do Arade, pouco mais de 20 minutos depois da hora prevista. A acompanhá-la, o barco dos pilotos da barra de Portimão e ainda outras embarcações, ligadas ao projeto Ocean Revival.

No porto de Portimão, a antiga fragata vai ser agora sujeita aos preparativos finais para ser afundada, nomeadamente a colocação dos explosivos, a cargo da empresa canadiana Canadian Artificial Reef Consulting (CARC), com supervisão da Marinha Portuguesa.

A fragata a entrar na barra do Arade

Se tudo correr bem, no dia seguinte ao afundamento, ou seja, a 16 de junho, a empresa Subnauta já tem previstos os primeiros mergulhos neste novo destino para a atividade de turismo subaquático.

O navio saiu ontem, dia 28 de maio, dos estaleiros da empresa Batistas, em Alhos Vedros, no estuário do Tejo, onde esteve a ser preparado e despido de tudo o que possa ser considerado poluição.

No polo de turismo subaquático do parque Ocean Revival já podem ser visitados o patrulha-oceânico “Zambeze” e a corveta “Oliveira do Carmo”, submersos no dia 30 de outubro passado, faltando ainda o navio oceanográfico “Almeida Carvalho”, que será afundado em setembro próximo, provavelmente no dia 21.

Os quatro navios desta frota, que marcaram a história da Marinha Portuguesa, funcionarão como recifes artificiais num fundo de areia, constituindo uma paragem obrigatória para o importante nicho do turismo de mergulho, com a previsão que ao longo dos primeiros dez anos sejam atraídos um total de 620 mil mergulhadores e suas famílias, o que poderá constituir um importante estímulo para a economia local.

Como foi dito ontem, durante o batismo de mergulho do secretário de Estado do Turismo, destinado a dar visibilidade a este segmento de mercado, o objetivo do parque subaquático Ocean Revival será passar de 10 mil para 90 a 100 mil mergulhos e 70 milhões de euros de receitas por ano, promovendo, nos mercados inglês, irlandês, alemão e escandinavo, o mergulho no Algarve fora da época alta de verão.

 

Veja aqui mais fotos da chegada da fragata.

A fragata, puxado pelo rebocador, à chegada ao porto de Portimão e a ser "ultrapassada" por uma arrastão

Comentários

pub