35 mil toneladas de areia dão forma aos ídolos da música em mais um Fiesa

O 11º Festival Internacional de Esculturas em Areia abre ao público no próximo sábado, dia 25 de maio, pelas 10h00, […]

O 11º Festival Internacional de Esculturas em Areia abre ao público no próximo sábado, dia 25 de maio, pelas 10h00, em Pêra, no Algarve, exibindo 35 mil toneladas de areia, que foram transformadas em esculturas alusivas ao tema Música.

Estilos musicais de vários países do mundo, as origens da música e a expressão musical aliada a outras formas de arte, como a dança, a ópera, o circo, o teatro e o cinema, são os temas que inspiraram cerca de setenta diferentes cenas em areia.

Numa zona central da exposição, está retratada a música dos séculos XX e XXI, onde aparecem reproduzidos em areia músicos famosos dos blues, jazz, reggae, rock, punk, hip-hop e electrónica, como BB King, Amy Winehouse, Lady Gaga, Frank Zappa ou Bono, entre muitos outros.

Mozart e Beethoven também aparecem, noutras zonas da exposição, bem como Amália Rodrigues, Cármen Miranda, ou Compay Segundo. Existem ainda cenas dedicadas à rádio, a alguns instrumentos musicais e a antigos deuses da música.

Noutra área, dedicada às crianças, foram construídas personagens infantis cujas bandas sonoras se tornaram populares, como o Noddy, os Mundos de Mia ou a Mary Poppins.

Todas as esculturas são acompanhadas de textos explicativos e iluminadas, durante a noite, por jogos de luzes, que lhes conferem uma atmosfera particular.

O FIESA continua a ser considerado o maior evento de escultura em areia do mundo, pela quantidade de areia utilizada, pela dimensão das suas esculturas, e pela área por elas ocupada, reunindo, todos os anos, meia centena de escultores, que interpretam as cenas planeadas para os quinze hectares de areia utilizados nas esculturas.

O festival estará aberto ao público até Outubro, funcionando entre as 10h00 da manhã e a meia-noite, durante todo o Verão, e encerrando às 22h00 no período de 25 de Maio a 27 de Junho e às 20h00 de 16 de Setembro a 25 de Outubro.

Comentários

pub