“A Dimensão Cultural da Dieta Mediterrânica” debatida em seminário na Universidade do Algarve

Um seminário subordinado ao tema “A Dimensão Cultural da Dieta Mediterrânica” vai realizar-se, no dia 17 de maio, no auditório […]

Um seminário subordinado ao tema “A Dimensão Cultural da Dieta Mediterrânica” vai realizar-se, no dia 17 de maio, no auditório verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), no Campus de Gambelas, em Faro, integrado no primeiro ciclo de Seminários sobre Dieta Mediterrânica.

Este ciclo, que se realiza no âmbito da candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, é promovido pela UAlg, em colaboração com a Câmara Municipal de Tavira, o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente, Ordenamento do Território (MAMAOT) e a Ordem dos Nutricionistas, e conta ainda com o apoio do Programa Operacional Algarve 21.

Vários especialistas vão debater a importância da dimensão cultural da Dieta Mediterrânica, um estilo de vida profundamente enraizado nas vivências dos portugueses, que importa preservar e transmitir às gerações vindouras, e as vantagens para a saúde pública deste regime alimentar milenar, reconhecido como de alto valor nutricional e preventivo pela Organização Mundial de Saúde.

De realçar que a Universidade do Algarve apoia a candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica à classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO e está empenhada em promover um amplo debate público e multidisciplinar, em torno desta temática.

Depois deste Seminário, a UAlg já tem programados outros seminários temáticos, “Produção Alimentar” (12 de julho) e “Saúde e Nutrição” (25 de outubro).

Para além da mobilização dos participantes, pretende-se que as comunicações apresentadas nestes encontros sejam objeto de uma edição em formato digital, que será disponibilizada online.

Os seminários têm entrada livre.

Mais informações e/ou esclarecimentos, através do email [email protected].

Comentários

pub