Vela adaptada: Algarvio João Pinto ganha Prova de Apuramento Nacional da Classe Access e ruma à Suíça

O velejador João Pinto, em representação do Iate Clube da Marina de Portimão e da Vela Solidária, alcançou o 1º […]

O velejador João Pinto, em representação do Iate Clube da Marina de Portimão e da Vela Solidária, alcançou o 1º lugar na 2ª prova de apuramento nacional da classe Access (classe de vela adaptada), que se realizou o passado fim de semana, em Aveiro.

Numa frota composta por 19 velejadores em representação de seis clubes de todo o país e com condições de vento fraco e instável, João Pinto teve de se empenhar e colocar à prova todo o seu conhecimento para alcançar o 1º lugar do pódio.

Com adversários como o atual campeão da Europa em título ou o quarto classificado no Campeonato do Mundo, a tarefa do João foi mais complicada do que em prova similar decorrida em Portimão no passado mês de março. Ainda assim, três primeiros lugares, dois segundos e um 4º lugar nas regatas disputadas justificaram o mais alto lugar do pódio.

O 2º lugar foi ocupado pelo Pedro Reis, do Clube Naval de Cascais, e o 3º por Fernando Pinto, do Sport Clube do Porto.

Os resultados alcançados pelo algarvio João Pinto colocam-no diretamente no Campeonato da Europa de Access, que se realiza em Arbon, na Suíça, entre os dias 9 e 13 de maio.

A associação Teia d’Impulsos, que promove o projeto Vela Solidária , salienta que, «além de ser a primeira vez que o João Pinto irá representar Portugal numa prova de âmbito europeu, será também a primeira vez que Portimão e o Algarve terão um representante numa prova internacional de vela adaptada».

«Esperamos que este seja o mote para possibilitar a mais pessoas portadoras de deficiência a prática de desporto em geral e vela em particular, com base num reconhecimento e apoio real por parte das entidades públicas e privadas com responsabilidades nas áreas desportiva e social».

Comentários

pub