Índice Ultravioleta apresenta valores elevados nos próximos dias

O Índice Ultravioleta apresentará valores elevados nos próximos dias 24 e 25 de abril, avisou hoje o Instituto Português do […]

O Índice Ultravioleta apresentará valores elevados nos próximos dias 24 e 25 de abril, avisou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Como se pode ver na imagem anexa, todo o território nacional estará sujeito a valores altos e muito altos de radiação UV, em especial no Centro de Norte do país.

Para a Região Autónoma da Madeira prevê-se também um aumento dos valores máximos diários do IUV, podendo atingir o nível Muito Alto (10) hoje dia 23 de abril e nos dias seguintes.

Para a Região Autónoma dos Açores prevê-se para os dias 23 (hoje) e 25 de abril (5ª feira) valores máximos diários do IUV que poderão atingir o nível Moderado (³2,5 e <5,5) nos grupos central e ocidental e o nível Alto (>=5,5 e <7,5) no grupo oriental.

Para o dia 24 de abril preveem-se valores máximos diários do IUV que serão Baixos (<2,5) no grupo ocidental, Moderados (>=2,5 e <5,5) no grupo central e Altos(>=5,5 e <7,5) no grupo oriental.

O IPMA explica que valores muito elevados de IUV ocorrem por vezes em Abril, no Continente e na Madeira.

Para a ocorrência destes valores elevados contribui a elevação solar, que aumenta com a aproximação ao solstício de verão (21 de junho) e a redução prevista do ozono total para os próximos dias (por ex., em Lisboa inferiores a 325 Unidades Dobson), bem como as condições previstas de pouca nebulosidade para hoje e para os próximos dias em Portugal Continental e na Madeira.

Nestas situações, o IPMA recomenda a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

 

Veja aqui os índices de UV por cidades.

 

 

Comentários

pub