Silves mostra “As nossas escolas de ontem” para assinalar Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A exposição “As nossas escolas de ontem”, que dá a conhecer aspetos particulares de uma sala de aula de outros […]

A exposição “As nossas escolas de ontem”, que dá a conhecer aspetos particulares de uma sala de aula de outros tempos e abre dia 18 no Museu Municipal de Arqueologia, é a atividade escolhida pela Câmara de Silves para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A mostra poderá ser vista até dia 19 de maio, período durante o qual haverá visitas guiadas à exposição, encontros entre gerações com a atividade “Na minha escola era assim” (onde seniores irão transmitir experiências e vivências escolares de outros tempos), o ateliê “Escrevendo como antigamente” (escrita com os meios disponíveis antes da utilização generalista da esferográfica) e o peddy paper “Em busca da escola de ontem” (descoberta das especificidades do material didático escolar de outrora).

No Largo da Sé terá lugar, durante o mesmo período, a atividade “Jogos no recreio”, para recordar e transmitir os preceitos relativos aos jogos desenvolvidos noutros tempos durante o recreio, através de uma interação entre grupos seniores e infantis, e onde não irão faltar o pião, o berlinde, o jogo da macaca, a cabra cega, entre outras atividades.

Com exceção da exposição “As nossas escolas de ontem”, a participação nas restantes atividades está sujeita a inscrição prévia através dos seguintes contactos:
» MMAS » tel.: 282 440 838 » email: [email protected]
» Divisão de Património Histórico-Arqueológico e Museus » tel.: 282 444 100 » email: [email protected].

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), a 18 de abril de 1982, tendo como objetivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património cultural bem como dos esforços que a sua proteção, valorização e conservação requerem.

Os temas escolhidos anualmente pretendem promover uma ligação transversal a todas as realidades, quer estas sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais.

O tema escolhido para o ano 2013 “O Património da Educação” pretende sensibilizar para a riqueza e complexidade do património relacionado com a educação nas suas várias expressões: edificado, móvel, integrado, arquivístico, iconográfico, fotográfico, imaterial e, inclusivamente, urbano.

Em Portugal, a Direção Geral do Património Cultural, através da promoção do tema “Património + Educação = Identidade” pretende dar enfase à relação e à importância destas duas realidades paralelas: o Património (nas suas diferentes facetas) e a Educação (na sua vasta abrangência), fatores indispensáveis na formação, consolidação e recuperação da Identidade (identidade cultural expressa aos mais variados níveis).

O programa detalhado das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Silves está disponível para consulta aqui.

Comentários

pub