São Brás celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em família

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, através do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, associa-se às comemorações […]

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, através do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e convida a celebrar a história do património em família.

Celebrado no dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios dedica a edição de 2013 ao Património + Educação = Identidade, uma proposta do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, que pretende valorizar o Património da Educação “tendo em atenção o vastíssimo legado relacionado com a aprendizagem e o conhecimento, que encontra a sua materialização em inúmeros conjuntos e elementos de património arquitetónico, património móvel e património imaterial, de diferentes escalas e valor, e em diversos contextos, espalhados por todo o país”.

Neste âmbito, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha convida toda a família a participar em diversos workshops temáticos e descobrir o Passado de São Brás de Alportel de forma divertida e interativa.

No próximo sábado, dia 13, a Oficina de Flinstones desafia crianças e pais a construírem com as próprias mãos acessórios de moda – colares, pulseiras e outros – através das técnicas milenares de produção de artefactos da pré-história.

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dia 18, a data é assinalada com a primeira reunião da Comissão Municipal para a Preservação do Centro Histórico, a ter lugar no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, pelas 17h30.

Segue-se, no dia 20, sábado, o Teatro de Fantoches: “Os Músicos de Bremen”, este verdadeiro conto de fadas, escrito pelos Irmãos Grimm, narra a viagem de um burro, um cão, um gato e um galo que, maltratados pelos seus donos, os abandonam e decidem ir para Bremen, uma cidade onde conhecerão a liberdade… O teatro de fantoches destina-se a crianças até aos 8 anos de idade e não carece de inscrição prévia.

No último sábado do mês, dia 27 o Centro desafia pais e crianças a meter as mãos na massa em “Traz os teus pais à descoberta da história…” e modelar peças através das técnicas tradicionais de produção cerâmica, com o objetivo de descobrir a importância dos objetos que aqui “vivem” e das histórias que têm para contar

As iniciativas de dia 13 e 27 são gratuitas, destinam-se a crianças até aos 8 anos de idade e carecem de inscrição prévia, limitada a 20 participantes. Os participantes devem contactar o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha através do Tel. 289 840 004, ou e-mail. [email protected]

Estas iniciativas visam sensibilizar e melhor informar as diferentes gerações sobre a importância de valorizar e preservar o legado patrimonial, cujo futuro também depende da educação e sensibilização que se faz junto das novas gerações.

Comentários

pub