Rota de Al-Mutamid apresentada em Loulé

A Rota de Al-Mutamid vai ser apresentada esta quinta-feira, 18 de abril, pelas 11h00, na Alcaidaria do Castelo de Loulé. […]

A Rota de Al-Mutamid vai ser apresentada esta quinta-feira, 18 de abril, pelas 11h00, na Alcaidaria do Castelo de Loulé.

A implementação da Rota de Al-Mutamid, uma nova rota turístico-cultural relacionada com a história do Andalus, mais concretamente tendo como fio condutor a memória histórica do Rei Al-Mutamid e abarcando o território transfronteiriço da Andaluzia e do Algarve, esteve na base da candidatura POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) do Projeto Al-Mutamid – O Turismo Cultural como Instrumento de Desenvolvimento Integrado dos Recursos e do Património Histórico-Cultural entre a Fronteira da Andaluzia e do Algarve.

A Rota fez parte do Grande Itinerário Cultural do Conselho da Europa “Rotas do Legado Andalusino”. A sua consolidação implica, entre outras ações, a instalação de pontos de informação ao longo do percurso.

No Algarve, foram selecionadas as torres da Alcaidaria do Castelo de Loulé, um dos monumentos mais interessantes do percurso, afeto à Direção Regional de Cultura do Algarve (entidade integrante do Projeto), mas gerido em parceria com o Município de Loulé, que no Castelo tem instalado o Museu Municipal de Arqueologia. Este Museu conta já com um notável acervo de peças do período islâmico.

Neste momento serão apresentadas as linhas gerais da instalação deste ponto de informação, que visa incentivar a exploração da Rota por parte dos públicos do Museu e, paralelamente, estimular o conhecimento do legado islâmico de Loulé e a descoberta de outros atrativos da cidade e do concelho.

Esta apresentação da Rota de Al-Mutamid integra-se na programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Comentários

pub