Reguengos de Monsaraz e Borba debatem o vinho do Alentejo

Reguengos de Monsaraz e Borba vão receber nos dias 19 e 20 de abril o Fórum Regional dos Vinhos do […]

Reguengos de Monsaraz e Borba vão receber nos dias 19 e 20 de abril o Fórum Regional dos Vinhos do Alentejo. Esta iniciativa organizada pelas duas autarquias e pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho integra um conjunto de 10 fóruns regionais que vão servir de suporte ao Congresso Nacional “O Vinho e o Mundo Rural”, que vai decorrer durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

O Fórum Regional dos Vinhos do Alentejo inicia-se no dia 19 de abril, às 9h30, no Pavilhão de Eventos, em Borba, e abre com o painel “Novos Desafios no Mundo Rural e Inovação”, que terá como oradores representantes da Direção Regional de Economia do Alentejo, da Escola Superior Agrária de Elvas, da Escola Superior Agrária de Beja e da Adega Mayor.

O segundo painel, “Vinho e Economia Sustentável”, terá comunicações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, da Associação de Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Instituto da Vinha e do Vinho.

A fechar a manhã vai falar-se de “Vinho, Gastronomia e Turismo” com intervenções a cargo da Turismo do Alentejo ERT, Confraria Gastronómica do Alentejo, Confraria dos Enófilos do Alentejo e Herdade dos Grous. Da parte da tarde, o painel “Vinho e Comunicação” terá como oradores responsáveis da Rota dos Vinhos do Alentejo, da Revista de Vinhos, do Jornal de Vinhos, do jornal Diário do Sul e da Adega de Borba.

No dia 20 de abril, o Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz recebe o Fórum Regional dos Vinhos do Alentejo. A partir das 9h30 será abordada a temática “Vinho, Autarquias e Agentes Locais”, com comunicações da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, Cooperativa Agrícola de Granja, Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Adega Cooperativa de Redondo, Adega Cooperativa de Portalegre, Adega de Borba e Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. As conclusões do fórum vão ficar a cargo da Associação Monte ACE, Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo, Escola Profissional da Região Alentejo, Universidade de Évora e Federação Nacional das Adegas Cooperativas.

Comentários

pub