Primavera faz aumentar preços nos hotéis do Estoril, Algarve e Fátima

As regiões do Estoril (+23%), do Algarve (+15%) e de Fátima (+13%) são as que, em Portugal, registaram a maior […]

As regiões do Estoril (+23%), do Algarve (+15%) e de Fátima (+13%) são as que, em Portugal, registaram a maior escalada de preços na hotelaria, entre março e abril, segundo as conclusões do Trivago Hotel Price Index deste mês.

Cascais, que continua a ser a localidade portuguesa mais cara para passar a noite, apresenta um aumento de 12%, juntamente com Lisboa e Ponta Delgada.

Este crescimento é, no entanto, insuficiente para atingir os preços que se registavam no período homólogo de 2012. A quebra face ao ano passado é generalizada e acentua a tendência de Março, afetando com especial intensidade Faro (-34%) e Guimarães que, finda a Capital Europeia da Cultura, apresenta valores 32% inferiores aos de 2012.

A quebra face ao ano passado não é um exclusivo português e estende-se praticamente por todo o continente.

Se os preços nacionais baixaram 9% em relação a 2012, os valores espanhóis e checos são agora 13% inferiores e as noites na Turquia 10% mais baratas.

Os países nórdicos são dos poucos a resistir à redução generalizada, com Noruega (10%), Suécia (9%) e Finlândia (8%) a apresentarem hoje custos mais elevados que no ano passado.

Nas principais cidades europeias, os maiores aumentos em relação a Março ficam a cargo de Amesterdão (36%), Munique (35%), Veneza (31%), Praga (22%) e Roma (20%). Em quebra face ao mês passado, estão Dublin (-10%), na ressaca do Saint Patrick’s Day, e Genebra (-7%), um destino tradicional de Inverno.

Por países, os preços registaram uma escalada face ao mês passado de 8% em Portugal, 3% em Espanha, 7% em França e 14% em Itália.

No Chipre, a passar por uma situação turbulenta, a subida atinge os 19%, mas é na Holanda que se regista o maior aumento em relação a Março: pernoitar nos Países Baixos é agora 26% mais caro.

Estas são as principais conclusões do trivago Hotel Price Index deste mês, a análise às flutuações do mercado hoteleiro do maior motor de busca de hotéis do mundo.

O trivago Hotel Price Index é uma pesquisa mensal que analisa a variação do preço médio por quarto duplo em hotéis nas principais cidades europeias. O cálculo dos dados, baseado nos preços disponibilizados por sites de reservas como Booking.com, eDreams ou Logitravel, é efetuado tendo em conta mais de um milhão de pesquisas diárias e todos os hotéis da base de dados do trivago.

Toda a informação sobre as pesquisas dos utilizadores é guardada, permitindo desta forma uma análise exata do preço médio por quarto duplo do mês seguinte.

O www.trivago.pt é um motor de busca de hotéis que agiliza o processo de pesquisa e reserva, disponibilizando, em tempo real, os preços que mais de 150 sites de reserva oferecem para mais de 600 000 hotéis.

Fundado em 2005, o trivago opera em 33 plataformas internacionais e é consultado por mais de 20 milhões de visitantes todos os meses.

Comentários

pub