Teia d’Impulsos debate «Património Histórico de Portimão – Valorizar uma Herança»

«Património Histórico de Portimão – Valorizar uma Herança» é o tema de mais um episódio do ciclo de debates Teia […]

«Património Histórico de Portimão – Valorizar uma Herança» é o tema de mais um episódio do ciclo de debates Teia d’Ideias, marcado para dia 17 de abril, às 21h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, como sempre numa iniciativa da Teia d’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro.

O painel de discussão contará com António Rosa Mendes (Centro de Estudos de Património e História do Algarve, Universidade do Algarve), José Gameiro (Museu Municipal de Portimão), José Ruivinho Brazão (APEOralidade – Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade), Maria da Graça Ventura (Instituto de Cultura Ibero-Atlântica) e Nuno Campos Inácio (editor e investigador). A Teia d’Impulsos será representada por Carla Vieira e o painel será moderado por Nuno Silva.

«Porque é tão premente valorizar os testemunhos, os espaços e as memórias da cidade doutros tempos? Como é que estes podem ajudar a construir uma urbe mais equilibrada e mais próspera? Pode o Património ser um fator de riqueza? Quais os vínculos possíveis com o Turismo? Poderá constituir uma alternativa à oferta turística tradicional da região algarvia?» Estas e outras questões estarão em cima da mesa num debate que se quer interativo e plural.

«Desde o Património industrial até à tradição oral, passando pela preservação dos espaços que guardam as memórias da cidade, o âmbito da temática é mais abrangente do que se poderá julgar numa primeira avaliação. Abrangente e com interesse para todos», garante a Teia d’Impulsos, que lança o convite a todos os cidadãos para a participação nesta tertúlia, quer na assistência, quer na partilha de ideias e sugestões.

O encontro será registado em formato áudio, para ser depois transmitido, em diferido, pela Rádio Costa D’Oiro no programa “Impulso”, nas edições de 18 e 25 de abril.

Para este debate, a organização conta com o apoio da Pastelaria Arade e da Delta na realização do coffee-break. No intervalo da tertúlia, existirá ainda a oportunidade de conhecer e adquirir o livro «Teia d’Ideias: Espaço de Cidadania», que agrega as principais conclusões da primeira série deste ciclo de debates.

Para o dia 15 de maio, está já agendado o 8º episódio da 2ª série da Teia d’Ideias, subordinado ao tema “Turismo de Saúde”.

Mais informações acerca desta e doutras iniciativas da Associação Teia d’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail [email protected].

Comentários

pub