Músicos de Faro celebram mês da liberdade com muitas atividades

Em abril, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM) vai celebrar a liberdade com diversas manifestações culturais. Ao longo […]

Em abril, a Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM) vai celebrar a liberdade com diversas manifestações culturais.

Ao longo do mês, a associação sedeada em Faro oferece um programa que conta com cinema documental, sessões temáticas, debates, exposições, teatro, poesia e uma visita de estudo na iniciativa «Abril, dias de música e liberdade».

A programação diversificada é «fruto da colaboração com diversos parceiros, construída com o objetivo de criar espaços  de convívio, alegria e reflexão sobre a música, a sua permanente relação com a liberdade e o papel que cada um de nós tem na defesa de ambas», segundo a ARCM.

O programa começa quarta-feira, às 21h30, com a exibição do documentário alemão «El Sistema», de Paul Smaczny e Maria Stodtmeier, sobre uma rede de orquestras juvenis e infantis, que funciona na Venezuela com mais de 250.000 crianças e jovens que aprendem um instrumento.

Na sexta-feira, à mesma hora, será promovida a sessão “A Teia de Penélope: Aproximação à História e Cultura Galega», pelo professor e músico Galego da banda Avante! Alberto Pombo e com participação do músico João Sousa.

No domingo, o programa cultural segue com o lançamento da exposição «Desenhos da Prisão», de Álvaro Cunhal, Às 16 horas, que terá a participação especial da algarvia Margarida Tengarrinha, que viveu na clandestinidade e foi da resistência anti-fascismo. A mostra ficará patente na sede da ARCM, junto à estação da CP de Faro até ao final do mês.

A 11 de abril, vai ter lugar a iniciativa «Manisfesta-te: Poesia e música à espera de revolução», que inclui a transmissão ao vivo do programa radiofónico da RUA FM «Quinta da Música», de Manuel Amorim, entre as 21 e as 22 horas, seguida de um período de palco aberto.

No dia 14 de abril, um domingo, será promovida uma visita ao centro internacional de músicas e danças de raiz ibérica «Músibéria», em Serpa, que «funciona como um importante veículo para formação, investigação e divulgação das músicas e danças de países e grupos de influência cultural Luso-Espanhola».

A 17 de abril, ás 21h30, a docente da Universidade do Algarve Carina Infante do Carmo vai conduzir a sessão «De onde vem a canção “Acordai” de Lopes Graça?». O programa termina a 20 de abril, com a sessão «A Cultura não serve para nada», pelo diretor do Conservatório de Música de Coimbra e Músico da Brigada Vítor Jara Manuel Pires da Rocha, que se inicia às 21h30.

«Abril, dias de música e liberdade» é organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Músicos em colaboração com: Centro de Estudos Galegos do Algarve; Xunta de Galicia; Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UAlg; Edições Avante!; Câmara Municipal de Serpa/Musibéria; te-Atrito; Conservatório de Música de Coimbra; RUA FM; Sindicato de Professores da Zona Sul; e Seguros Mútua dos Pescadores.

Comentários

pub