V Mostra de Cultura Fílmica debate a música (ou falta dela) no cinema

Hêrnani Duarte Maria, da produtora Paradoxon, é o convidado especial da V Mostra de Cultura Fílmica na Universidade do Algarve, […]

Hêrnani Duarte Maria, da produtora Paradoxon, é o convidado especial da V Mostra de Cultura Fílmica na Universidade do Algarve, que vai decorrer no dia 3 de maio.

O realizador e produtor algarvio vai falar na palestra de abertura com o tema «A Música no Cinema», marcada para as 9h30, no Anfiteatro Paulo Freire da Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC), no Campus da Penha.

Integrado na iniciativa nacional «7 dias com os Media», o evento irá dedicar-se por completo à sétima arte, tendo como tema «A importância da Música (e da sua falta) no Cinema». A mostra integra-se no âmbito da Unidade Curricular de Cultura Fílmica.

De seguida, por volta das 11h00, ainda no Anfiteatro Paulo Freire, terá lugar o evento sobre «O Musical Burlesco», em que será feita uma apresentação (acompanhada de excertos dos filmes) dos três géneros escolhidos: “Cabaret” (1972), “Chicago” (2002) e “Burlesque” (2010). O foco irá para a contextualização não só das obras mas também dos autores, fazendo ligações entre os filmes, desde diferenças a semelhanças e inspirações.

À tarde, o programa começa a partir das 15h00, com a visualização de fragmentos do filme “A Morte em Veneza” de Luchino Visconti, seguidos de comentário.

Os temas abordados serão o perigo da busca da beleza e do sublime, a natureza da arte e a passagem do tempo. Todos estes os assuntos estabelecem uma unidade narrativa com a 3ª e 5ª Sinfonia de Mahler e Pour Elise de Beethoven.

Às 17h00, serão exibidos excertos do filme “Os Pássaros”, de Alfred Hitchcock, seguidos de uma discussão sobre a ausência de música nesta película.

No final do debate sobre a obra de Hitchcock, ou seja por volta das 18h00, será realizado um leilão de cartazes de filmes, cedidos pelo Cineclube de Faro, e em que os lucros reverterão para esta mesma instituição, que apoia as iniciativas da Universidade do Algarve de forma regular.

Os eventos a decorrer durante toda a tarde terão lugar no Anfiteatro José Saramago, no Complexo Pedagógico da Penha.

Para finalizar este dia, por volta das 21h30, irá ser exibido o filme “No Direction Home” de Martin Scorsese, no Pátio das Letras. Para uma breve introdução à obra, estará presente Carlos Rafael Lopes, diretor do Cineclube de Faro.

Durante todo o dia, está ainda programada a exibição ininterrupta de videoclips no Pátio da ESEC.

Este evento, inserido nos trabalhos práticos da opção do curso de Ciências da Comunicação, da ESEC, em colaboração com o Grupo de Investigação em Estudos Fílmicos do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, o Cineclube de Faro e o Pátio das Letras, é aberto a toda a comunidade, não sendo necessária qualquer inscrição prévia para a participação nas atividades.

Comentários

pub