Muita música, dança e teatro marcam programação de maio do Centro Cultural de Lagos

O Centro Cultural de Lagos vai receber eventos de dança, teatro e música ao longo do mês de maio. O […]

O Centro Cultural de Lagos vai receber eventos de dança, teatro e música ao longo do mês de maio.

O «Fado-Fest», os aniversários da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, da Academia de Música de Lagos e da associação «A Lacobrigense» e espetáculos da Associação de Dança de Lagos e do grupo teatral «A Portada» compõem o programa do mês.

A programação é lançada a 4 de maio, com o concerto de comemoração dos 82 anos da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, que contará com a apresentação da Banda Infantil da Sociedade.

Nos dias 10 e 11, realiza-se o «Fado-Fest», com as fadistas Ana Marques e Inês Graça, que levará ao Centro Cultural de Lagos «o género musical mais genuíno e representativo da cultura portuguesa – o fado, declarado em 2011 “Património Imaterial da Humanidade».

De 16 a 18 de maio, será dado espaço à dança, com a subida ao palco do CCL do espetáculo «A Caminho da Dança», pela Associação de Dança de Lagos. «Durante estes três dias, serão apresentadas diversas coreografias trabalhadas durante o ano letivo 2012/13, interpretadas pelos alunos e professores da escola, nas modalidades de ballet clássico, iniciação à dança, dança contemporânea, dança caráter, dança moderna, dança oriental e dança irlandesa», segundo a Câmara de Lagos.

A 23 e 24 de maio, o grupo de teatro «A Portada» apresenta a peça «Absolute Hell (Darling)», uma «história cativante e engraçada da vida boémia em Londres no pós Segunda Guerra Mundial». «Situada na véspera da Eleição Geral de 1945, a peça desenrola-se num bar dirigido por uma senhora desconfiada do mundo inteiro. Os membros reúnem-se para beber, gozar e sonhar. Uma fascinante evocação da vida boémia em Londres no período pós-guerra», descreveu a Câmara de Lagos.

No dia 25, pelas 21h30, sobe ao palco o Concerto Comemorativo do Aniversário da Academia de Música de Lagos. A 31 de Maio, comemora-se outro aniversário, o 75º da associação “A Lacobrigense”, no qual se inclui a inauguração da exposição «A Lacobrigense – 75 Anos de História (1938 – 2013)», patente ao público até final de julho.

Também até final de julho, estão patentes no CCL as exposições «Anatomia da Diferença», «Réplicas de Embarcações da Época dos Descobrimentos» e a mostra de Pintura «Africana».

Noutros espaços da cidade estarão patentes, neste período, a mostra «ArtePolis», nos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes) e a exposição «Miniaturas de Trajes da Época dos Descobrimentos» no Museu Municipal de Lagos.

Na Biblioteca Municipal estará patente uma exposição bibliográfica e imagética sobre o tema «Entre Sombras e Dizeres – Alcácer Quibir e a Identidade Portuguesa», criada no âmbito da sétima edição do Festival dos Descobrimentos, que começou hoje.

Comentários

pub