Loulé assinala dia dos Monumentos e Sítios com atividades no Castelo

Loulé volta a juntar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de […]

Loulé volta a juntar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no dia 18 de abril e convida a visitar o Castelo de Loulé, «um dos monumentos da região algarvia que vai estar em destaque».

Loulé sugere diversas iniciativas, que se vão inserir num programa mais alargado, que vai acontecer de 18 a 21 de abril no Algarve, coordenado pela Direção Regional de Cultura. Todas as atividades têm entrada gratuita.

As propostas são subordinadas ao tema «Património + Educação = Identidade», focando «a relação e a importância destas duas realidades paralelas, dentro do espírito de que o futuro depende muito do reforço das identidades e de que a educação, e os diferentes patrimónios que plasmam o conhecimento, são contributos insubstituíveis para esse fim», ilustrou numa nota de imprensa a Câmara de Loulé.

«Assim, pelas 11 horas, na Alcaidaria do Castelo de Loulé, vai ser apresentada a Rota Al´Mutamid, pela Direção Regional de Cultura do Algarve. Trata-se de um itinerário turístico-cultural do legado hispano-muçulmano no Algarve, Projeto POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal), que tem como parceiros regionais as Câmaras Municipais de Loulé, Silves e Tavira, e a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur», revelou a autarquia louletana.

Às 12h00, tem lugar uma visita orientada ao perímetro amuralhado do Castelo de Loulé e aos Banhos Islâmicos, pela Arqueóloga Alexandra Pires da Câmara Municipal de Loulé.

«O ICOMOS Internacional (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) elegeu como tema de celebração, para 2013, o Património da Educação, tendo em atenção o vastíssimo legado relacionado com a aprendizagem e o conhecimento, que encontra a sua materialização em inúmeros conjuntos e elementos de património arquitetónico, património móvel e património imaterial, de diferentes escalas e valor, e em diversos contextos, espalhados por todo o país», lembrou, ainda, a Câmara de Loulé.

 

Comentários

pub