Junta de Freguesia de Portimão volta a apresentar às crianças conto de Álvaro Cunhal

A Junta de Freguesia de Portimão promove a apresentação pública da terceira edição do conto infantil “Os Barrigas e os […]

A Junta de Freguesia de Portimão promove a apresentação pública da terceira edição do conto infantil “Os Barrigas e os Magriços”, no Tempo – Teatro Municipal de Portimão, no próximo dia 23 de Abril pelas 9h30 horas.

“Os Barrigas e os Magriços”, da autoria de Álvaro Cunhal, é um conto infantil, dirigido às crianças e aos jovens – «e porque não aos adultos?», interroga a Junta de Freguesia – e tem «o propósito cívico de informar, numa narrativa lúdica, a história do 25 de abril de 1974 e o significado da Revolução dos Cravos, passados que são trinta e nove anos da nossa História».

Ilustrado pelos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo dos Agrupamentos Verticais Júdice Fialho e Prof. José Buisel, com desenhos que pretendem estimular o seu trabalho de memória, e abrir as portas do seu imaginário, ajudando-os à compreensão da História de Portugal, neste conto a história entrelaça-se na ficção e os factos são apresentados “como quem conta um conto”, ou seja, o narrador tenta “explicar” a realidade recorrendo a um universo imagético e simbólico que mergulha a criança num ambiente ficcional que já lhe é familiar.

O êxito das primeiras edições, a nível nacional, justifica que a Junta de Freguesia de Portimão promova a sua terceira edição, naquilo que considera como «um contributo modesto de uma temática pouco abordada na História e na Literatura para crianças e jovens, renovando a convicção de que, a seu modo, este conto revisita o passado recente da nossa História».

Comentários

pub