António José Seguro e dirigentes locais e regionais do PS «celebraram dia das Mentiras a 5 de Abril em Portimão»

A JSD/Portimão lamentou hoje, em comunicado, que o PS tenha excedido o «limite máximo permitido de mentiras (referentes ao 1 […]

A JSD/Portimão lamentou hoje, em comunicado, que o PS tenha excedido o «limite máximo permitido de mentiras (referentes ao 1 de Abril) no lançamento da candidatura de Isilda Gomes à Câmara de Portimão», na sexta-feira passada, dia 5.

A JSD/Portimão defende que «as questões autárquicas devem ser tratadas segundo o uso devido do bom senso e da verdade, que infelizmente estiveram totalmente ausentes no lançamento oficial da candidatura Drª Isilda Gomes à presidência da Câmara Municipal de Portimão na passada sexta-feira à noite, num comício realizado no Auditório Municipal».

Segundo os jovens social-democratas portimonenses dizem acreditar que o atual presidente da Câmara Manuel da Luz «tem plenos direitos de recordar a “obra feita por 37 anos de governação socialista à frente dos destinos da Câmara de Portimão”, no entanto, tal como a esmagadora maioria dos portimonenses, acreditamos que não se orgulha muito por tão penoso percurso, que conduziu Portimão, em Janeiro de 2012 à liderança dos Municípios de Portugal, com maiores dívidas a curto prazo, no valor de 104 milhões de euros».

A JSD/Portimão entende que «o atual presidente da Câmara Municipal de Portimão devia, sim, apontar o caminho ou qual a solução para a situação ruinosa que esse mesmo longo desgoverno de 37 anos causou para todos os portimonenses».

«É inadmissível que, passados tantos anos de sucessivos executivos socialistas, o PS/Portimão não justifique como é que Portimão representa 23% das dívidas a curto prazo, do total dos Municípios mais devedores, na listagem dos concelhos em situação de rutura financeira, num total de 450 milhões de euros. Em Portimão não há dúvidas, a culpa é de um só partido: o Partido Socialista», salienta, no comunicado, Carlos Gouveia Martins, presidente da JSD/Portimão.

 

JSD quer que Seguro reveja conceito de “exemplar”

Por outro lado, os jovens social-democratas de Portimão aconselham ainda José António Seguro, secretário-geral do PS, «a preparar melhor o conteúdo das suas intervenções e a rever conceito de “exemplar”».

«Face às irreais esperanças de José António Seguro, que afirmou que Portimão é “um concelho exemplar, no apoio às empresas, às pessoas e aos comerciantes”, a JSD/Portimão mostra-se disponível para fazer o trabalho que o executivo Socialista de Portimão se esqueceu de preparar para o atual Secretário-Geral do PS».

«A JSD/Portimão lamenta informar António José Seguro que o “Concelho exemplar” do PS/Portimão é aquele que, após estudo datado de Setembro de 2011, conduziu a que o centro da Cidade Portimão perdesse quase um terço das lojas na última década, segundo um levantamento efetuado pela Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) e pela Associação Comercial de Portimão (ACP). Lamentamos também que José António Seguro desconheça que, de acordo com esse estudo, das 300 lojas existentes aquando do arranque do URBCOM (programa destinado à revitalização comercial do centro de Portimão), há cerca de 10 anos, 90 já fecharam as portas, o que corresponde a quase 30% do total e que os dados apurados pelas associações comerciais revelam ainda que, durante esse período de tempo, 110 estabelecimentos mudaram de dono».

«Ainda sobre o “Concelho exemplar” do PS/Portimão, relembramos que em finais de Fevereiro de 2012, em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Comercial de Portimão (ACP) Paulo Pacheco afirmou que o incumprimento da autarquia liderada pelo PS/Portimão, estava a asfixiar a economia do concelho de Portimão, com os atrasos nos pagamentos aos fornecedores a terem uma grande implicação na vida das pequenas empresas locais», acrescenta o comunicado da JSD.

«De acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, realizado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Portimão era, em inícios de 2012, um dos municípios portugueses mais endividados com um passivo alarmante de 147.925.098 euros (!) e o segundo com mais dívidas a fornecedores. Segundo a Direcção Geral das Autarquias Locais, a Câmara de Portimão demora aproximadamente 1200 dias, ou seja, perto de 3 anos a pagar aos seus fornecedores».

Por tudo isso, a JSD/Portimão «desafia António José Seguro a retificar o seu discurso e a pedir desculpa aos portimonenses lesados pelo desgoverno Socialista».

 

Isilda Gomes esqueceu-se dos jovens e dos números

No seu longo comunicado, os jovens laranjas de Portimão acusam ainda a candidata socialista Isilda Gomes de esquecer os jovens no seu discurso, quando «estavam reunidas todas as condições» para que tivesse apresentado «medidas estruturantes e integradoras para fixar jovens Portimonenses de coração, e de profissão, à nossa Cidade».

A JSD lembra que, segundo os dados de Desemprego Registado por Concelho do Instituto do Emprego e Formação Profissional (www.iefp.pt), relativamente às estatísticas mensais de fevereiro de 2013, «o concelho de Portimão é aquele que tem maior Desemprego de toda a região algarvia».

«Vivemos uma altura em que todos os dirigentes do PS a nível nacional começaram, súbita e inesperadamente, a ficar alarmados com as taxas de Desemprego que se esqueceram nos anos anteriores à atual Governação de Pedro Passos Coelho, e por isso é de estranhar a ausência de uma menção “honrosa” de António José Seguro para com os dirigentes presentes, face à elevada incapacidade em contornar esta matéria por parte do executivo socialista de Portimão que gere os destinos do irreal “Concelho exemplar”. Mas mais estranho ainda é o PS/Portimão e Isilda Gomes não falarem do que pretendem fazer a todos os jovens desempregados que querem ficar na sua Cidade e que, por inoperância do Partido Socialista, são obrigados a sair da atual cidade com mais desemprego do Algarve, segundo o IEFP, e ainda aquela que em 2011 era, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a cidade portuguesa com maior taxa de desemprego à escala nacional também graças aos 37 anos de liderança no Município por dirigentes do Partido de Isilda Gomes e Manuel da Luz», afirmou ainda Carlos Gouveia Martins.

Para finalizar, a JSD/Portimão diz estar «segura» que Portimão «merece muito mais do que o “Novo Rumo” que a Dra. Isilda Gomes pseudo-apresentou, e que em nada difere de todos os “Velhos Rumos” que os dirigentes do PS/Portimão traçaram nos últimos 37 anos e que conduziram a cidade à atual situação financeira e social que vive».

Comentários

pub