Jovens são-brasenses disputam final na “Mostra da Dieta Mediterrânica“

O município de São Brás de Alportel está representado por duas equipas de jovens estudantes, do Agrupamento José Belchior Viegas, […]

O município de São Brás de Alportel está representado por duas equipas de jovens estudantes, do Agrupamento José Belchior Viegas, na final da Mostra da Dieta Mediterrânica, um desafio lançado pelo programa ENPAR – Encontro de Partilhas, lançado a todas as escolas do Algarve.

Este programa implementado nas escolas da região visa promover conhecimentos, atitudes e competências através de uma formação direcionada para os direitos e as responsabilidades, numa perspetiva de Educação para e na Cidadania Global.

No âmbito da candidatura transnacional “Dieta Mediterrânica” à classificação de Património Cultural Imaterial da Humanidade, representada a nível nacional pelo município de Tavira, o Programa ENPAR desenvolveu um conjunto de iniciativas de apoio e valorização da Dieta Mediterrânica, integradas na educação para a saúde.

É neste contexto que surge a “ Mostra da Dieta Mediterrânica”, um desafio lançado a jovens estudantes de cursos profissionais de cozinha e restaurante/bar do 3º ciclo e ensino secundário da região.

Após a fase de apuramento, segue-se a fase final da competição, a ter lugar no Hotel Albacora – Vila Galé, em Tavira, no próximo dia 11 de maio.

A Dieta Mediterrânica, enquanto símbolo de entidade gastronómica, tesouro vivo de tradições e saúde, prima pela utilização de azeite, alho, tomate, ervas aromáticas, legumes, leguminosas, produtos da época, confecionados de forma tradicional, entre muitos outros pormenores que contribuem para um modelo alimentar completo e equilibrado.

Comentários

pub