Jovens algarvios têm palavra a dizer sobre estratégia da região e é no EJA

Jovens dos 16 municípios do Algarve vão juntar-se entre os dias 26 e 28 de abril no Complexo Pedagógico do […]

Jovens dos 16 municípios do Algarve vão juntar-se entre os dias 26 e 28 de abril no Complexo Pedagógico do Campus da Penha da Universidade do Algarve para participar no «I Encontro de Juventude do Algarve» (EJA), que será o culminar do caminho até agora percorrido pelo projeto de participação jovem «Algarve 2020».

A iniciativa da «ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento» procura colocar os jovens algarvios a pensar a região e a ter uma voz ativa na construção da sua estratégia de desenvolvimento. Uma palavra a dizer «já hoje» e não dentro de anos.

Esta foi a mensagem que Bruno António e Sofia Martins, dois dos coordenadores do projeto, passaram no final de janeiro numa entrevista ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM.

«O que se pretende com este projeto é criar uma estratégia para a juventude no Algarve. A ideia é que quem decide por nós e as várias entidades que têm as suas estratégias e medidas, também tenham em consideração a opinião e as propostas dos jovens», resumiu, na altura, o presidente da ECOS Bruno António.

O primeiro Encontro de Juventude do Algarve juntará jovens de toda a região

«Cada vez mais se vê que os nossos dirigentes políticos não necessitam de decidir sozinhos. Têm muitos recursos e a juventude é um deles», considerou.

«No fundo, pretendemos que este projeto seja um primeiro passo e contributo para criar uma nova cultura de participação juvenil nos processos de decisão na nossa região, em que todos os atores têm uma voz ativa e um contributo a oferecer em matéria de desenvolvimento na área da juventude», reforçou a gestora do projeto Sofia Martins, numa nota de imprensa enviada esta semana às redações.

Um dos objetivos do EJA é criar «um documento que possa ser um contributo para uma estratégia regional para a juventude e apresentar uma Agenda 2020 Jovem, constituída por 20 propostas, que possam ser implementadas a nível regional».

Para chegar ao ponto de criar uma compilação de propostas, o projeto «Algarve 2020» realizou nos últimos meses sessões de consulta a jovens, dirigentes juvenis e a técnicos de juventude.

Os contributos recolhidos serão a base dos trabalhos que vão decorrer no EJA, onde não faltarão atividades para os 160 participantes esperados. A ECOS montou um programa diversificado, que além das sessões de trabalho,  terá vários momentos de descontração e animação.

«Temos várias atividades programadas, desde concertos, danças, workshops, uma mostra associativa, parede de escalada, sessões de esclarecimento, mesas de debate, entre outras», revelou Sofia Martins. «O nosso objetivo é permitir que este evento seja também um marco de mobilização regional dos jovens», explicou.

«No final do primeiro dia, sexta feira dia 26 de Abril, terminaremos com a conferência “Geração Liberdade – A Juventude na reconstrução da democracia”, tema que nos parece bastante pertinente na atualidade do país e da Europa e que trará personalidades de âmbito nacional na área da juventude e dos novos movimentos sociais», salientou a gestora do «Algarve 2020».

 

Todos os jovens podem participar e a ECOS apela a que o façam

Os jovens que não estiveram nas sessões de consulta físicas, podem contribuir online, bastando para isso preencher a totalidade ou apenas parte do chamado questionário «Jovem 2020», disponível no site do projeto, à semelhança de muita outra informação pertinente sobre o projeto.

Uma ferramenta que compila «as propostas apresentadas em todos estes processos de consultas locais e as respostas obtidas num anterior questionário lançado a dirigentes associativos e técnicos de juventude».

«Já temos mais de 200 respostas neste questionário online, mas o Algarve tem muitos mais jovens, pelo que apelamos a todos que deem a sua opinião nas áreas que sentem como prioritárias nas suas vidas, pois iremos apresentar os resultados durante o EJA», apelou Sofia Martins.

 

Comentários

pub