Grémio das Músicas celebra Dia Mundial do Jazz com «concerto maratona» no Lethes

O Jazz vai ser celebrado no Teatro Lethes, em Faro, no dia que desde 2012 é dedicado a este estilo […]

O Jazz vai ser celebrado no Teatro Lethes, em Faro, no dia que desde 2012 é dedicado a este estilo musical a nível mundial, 30 de Abril. A Associação Grémio das Músicas (AGM) volta a assinalar a data em 2013 com o segundo «International Jazz Day», um «concerto maratona» que contará com a participação de vários artistas e bandas.

Já em 2012, primeiro ano em que o Dia Internacional do Jazz foi instituído pela UNESCO, foram convidados «vários nomes importantes do Jazz nacional para um encontro festivo que decorreu no Teatro das Figuras, numa noite memorável».

«De New Orleans às Nações Unidas em Nova Iorque, da sede da UNESCO em Paris, a incontáveis cidades na Europa, Ásia, África, praticamente todo o mundo celebrou em 2012 o Jazz como uma genuína forma artística, património de toda a Humanidade, que aproxima as raças, os credos e as religiões numa partilha generosa, criativa e única que só essa música pode gerar».

Este ano, a associação de Faro promete «muita música» com artistas ainda a anunciar.

«A Associação Grémio das Músicas (AGM) desenvolve desde 2001 uma importante atividade pedagógica e cultural, tanto com o apoio da Direção Geral das Artes como gerando receitas autonomamente. A atuação desta associação na região algarvia vai desde a formação até à programação sem fins comerciais na área do Jazz e da Música Moderna, uma área deficitária na oferta de oportunidades pedagógicas e performativas», revelou a AGM numa nota de imprensa.

Comentários

pub