Funcionários da Câmara de São Brás participam em ações de voluntariado na Serra do Caldeirão

Colaboradores da Câmara Municipal de São Brás de Alportel participam este sábado, dia 20, como voluntários, na reconstrução de um […]

Colaboradores da Câmara Municipal de São Brás de Alportel participam este sábado, dia 20, como voluntários, na reconstrução de um estábulo ardido na Serra do Caldeirão. O ponto de encontro está marcado pelas 09h00, na Sede do Futebol Clube da Cabeça do Velho.

Esta ação resulta do desafio lançado pela Câmara de São Brás, para ajudar a reconstruir a serra são-brasense das cinzas através do voluntariado, na sequência do incêndio que queimou mais de 50% do território do concelho em julho passado e deixou muitas famílias desalojadas ou sem os seus meios de subsistência.

Atento às consequências provocadas pelo incêndio e reconhecendo a insuficiência de meios estatais para suprir todas as necessidades existentes, o executivo municipal resolveu associar-se às ações de voluntariado que o Plano LARA (intervenção social pós-incêndio) está a desenvolver no território.

Além do contributo ativo na vida dos residentes da zona serrana, esta iniciativa pretende chamar à atenção para a necessidade das instituições públicas cooperarem na promoção de uma maior participação cívica dos seus colaboradores e, indiretamente, dos residentes locais.

“Queremos demonstrar que as autarquias podem ter um papel ativo na criação de uma dinâmica participativa e responsável dos cidadãos. Numa altura de crise como a que vivemos, é importante que o poder local sirva de exemplo de solidariedade”, disse o vice-presidente Vitor Guerreiro.

Esta é mais uma forma de sensibilizar para a participação ativa dos cidadãos, uma participação impulsionadora de mudança e revitalização do papel dos cidadãos na sociedade que vai ao encontro de outras iniciativas de aprofundamento da democracia local, tais como o Orçamento Participativo e o Orçamento Participativo Crianças e Jovens.

Comentários

pub